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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/963

Title: Capital humano, educação e fundos estruturais em Portugal
Authors: Fernandes, Sérgio Filipe Santos
Advisor: Farto, Manuel de Jesus
Keywords: capital humano
educação
sistema educativo
União Europeia
Fundos Estruturais
Portugal
Human Capital
Education
Formal Education System
European Union
Structural Funds
Portugal
Issue Date: May-2009
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Fernandes, Sérgio Filipe Santos. 2009. "Capital humano, educação e fundos estruturais em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O capital humano é uma das variáveis explicativas mais aplicadas em modelos de crescimento económico. No entanto, a sua natureza abstracta justifica a definição de algumas delimitações no sentido da sua quantificação. Os resultados diferenciados das medições do capital humano têm gerado grande controvérsia entre os autores, mas a proxy mais difundida continua a ser a relativa aos anos médios de escolaridade, relevando desta forma a dimensão educacional do conceito. Este trabalho tem como ponto de partida o reconhecimento da importância da educação e da formação como principais activos da variável capital humano. Caracterizam-se os principais progressos do sistema educativo como meios de desenvolvimento da educação e efectua-se uma análise ao valor da educação em Portugal, numa perspectiva de análise da convergência com os parceiros europeus. Apesar do reconhecido papel da educação no desenvolvimento económico e social, Portugal continua a apresentar um baixo nível educacional e uma fraca convergência com a UE nestas matérias. A procura de hipóteses explicativas para esta situação e a importância dos fundos estruturais da UE para a educação são os outros itens em análise. Finalmente, verifica-se a adequação das medidas dos próximos fundos estruturais a uma estratégia de potencial o incremento da qualificação nacional e de promoção da efectiva convergência educacional.
Human Capital is one of the most adopted variables in the economic growth theory models. Despite this, its abstract nature justifies the different conceptual delimitations in order to allow human capital measurement. In fact, there is a great controversy between the conclusions of the different experiences in this measurement. But, human capital is usually measured through a proxy related to average years of schooling, reflecting the importance of the educational dimension of the human capital concept. The present work is based on the assumption that education and formation are the main components of the human capital. The educational system of Portugal, factor of development of the Portuguese education is characterised. It is also presented a comparative analysis with the other EU member countries on the state of art of education development and of its degree of convergence to the European level. Despite the awareness of the importance that education assumes in the actual socio -economic context, the Portuguese educational level and the convergence towards the European patterns still remain low. Some of the possible reasons of this situation are pointed out and analysed. The importance of the European structural funds in education is also focused. The way that the future programme of the European structural funds on education can contribute to increase the Portuguese human capital is also analysed, taking into consideration its effects on the national level of qualifications and on the promotion of the convergence to the European educational standards.
Description: Mestrado em Economia e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/963
Appears in Collections:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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