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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/871

Title: O impacto do Euro 2004 na percepção da Marca Portugal
Authors: Melo, Raquel Alexandra dos Santos Reis de
Advisor: Rocha, Jorge Manuel Moura Portugal da
Keywords: Gestão de Marcas
Marketing de Eventos
Marca País
Marca Portugal
Euro 2004
Mega Eventos
Brand Management
Euro 2004
Portugal Brand
Country Brand
Marketing of Events
Mega-events
Destination Marketing
Issue Date: Mar-2007
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Melo, Raquel Alexandra dos Santos Reis de. 2007. "O impacto do Euro 2004 na percepção da Marca Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Em pleno século XXI, os eventos estão a ter uma importância crescente ao nível Mundial, com os diversos países a competirem pela organização de Mega eventos. No ano de 1998 Portugal organizou a Expo 98 e em 2004 tivemos no nosso país um destacado mega evento mundial, o EURO 2004, bem como o Rock in Rio (evento musical). A importância económica, a escassez de estudos científicos realizados em Portugal sobre a organização de grandes eventos bem como sobre a percepção na Marca Portugal, justifica a necessidade de mais investigação nesta área. Foi desenvolvido um estudo qualitativo que permitiu aferir sobre as percepções, os sentimentos e as ideias de dois grupos distintos de indivíduos: um constituído por portugueses e outro por estrangeiros. Concluiu-se que o Euro 2004 teve um grande impacto nos portugueses, mas que ao nível dos estrangeiros inquiridos, poderia ter sido melhor aproveitado. O potencial em organizar um evento desta natureza é enorme, e o mesmo deve ser maximizado, a fim de justificar o enorme investimento necessário e de retirar o maior número de benefícios possíveis.
In the XXI century, events are having crescent role in a Global level, with many countries battling each other for the organization of Mega Events. In the year 1998 Portugal organized the Expo 98 and in 2004, we had in our country a relevant world mega event, the Euro 2004, as well the Rock in Rio (a musical event). The economic importance, the lack of scientific studies performed in Portugal about the organization of Mega events as well about the Portugal Brand perception, justifies it self the need of an investigation in this field. It was performed a qualitative study that allowed conclusion about perceptions, feelings and ideas of two distinct groups of individuals: one of Portuguese's and other of foreign people. We concluded that Euro 2004 had a great impact on portugueses, but for the foreign people, the event could have better results. The potential of organizing such an event is huge, and it should be optimized, in order to justify the enormous investments required as well to take all the benefits that is possible.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/871
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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