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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/803

Title: O desempenho organizacional numa perspectiva de integração dos distintos interesses em competição: casos do sector vitivinícola do Alentejo
Authors: Roberto, José Afonso Carvoeiras
Advisor: Serrano, António Manuel Soares
Keywords: controlo de gestão
desempenho
envolvente
estratégia
organização
stakeholder
context
management control
organization
performance
stakeholder
strategy
Issue Date: Feb-2006
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Roberto, José Afonso Carvoeiras. 2006. "O desempenho organizacional numa perspectiva de integração dos distintos interesses em competição: casos do sector vitivinícola do Alentejo". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Esta pesquisa centra-se na problemática relativa ao modo como as relações de uma organização com as suas audiências intervêm nos processos de criação e distribuição de valor, tendo em conta que qualquer avaliação do desempenho organizacional depende, em última análise, dos critérios pré-definidos para o efeito, ou seja, das expectativas dos stakeholders relevantes. Com base na literatura (principalmente: Savage et al., 1991; Mitchell et ah, 1997; Svendsen, 1998; Agle et ah, 1999; Post et ah, 2002), e tendo por referência um estudo piloto de carácter exploratório entretanto realizado, arquitectou-se um "quadro conceptual", assente em 12 proposições, a que se deu o nome de "modelo PLUca", por causa do papel que nele desempenham os três atributos de Mitchell et al. (poder, legitimidade, urgência) e os dois vectores de Savage et al. (cooperação, ameaça). Adoptando uma perspectiva epistemológica "pragmatista" (Wicks e Freeman, 1998), a investigação empírica envolveu a análise de sete casos (incluindo o estudo piloto), com recolha de dados alicerçada, fundamentalmente, em "entrevistas semi-estruturadas". Uma das principais conclusões desta pesquisa é que: se não houver à partida uma matriz cultural que valorize intrinsecamente a equidade, na satisfação dos diversos interesses em jogo, ou não estiverem reunidas certas condições excepcionais de interpenetração com o contexto, qualquer entidade económico-social (seja qual for o respectivo estatuto jurídico-formal) tenderá a gerir estrategicamente as suas relações com as audiências relevantes, numa perspectiva meramente instrumental.
This research analyses the way as the relationships of an organization with their constituencies affect the value creation and distribution processes, once any organizational performance assessment depends on previous criteria, based on the relevant stakeholder expectations. Starting from the literature (mainly: Savage et al., 1991; Mitchell et al., 1997; Svendsen, 1998; Agle et al., 1999; Post et al., 2002), and after a exploratory pilot study, it was conceived an integrated framework (with twelve propositions), in which the constructs "power", "legitimacy", "urgency" (Mitchell et al., op. cit.) and "cooperation", "threat" (Savage et al., op. cit.) have a very important role. Adopting a "pragmatist" point of view (Wicks & Freeman, 1998), the research integrates seven case studies, which data was essentially collected by mean of semi-structured interviews. One of the most interesting conclusions of this research is that: unless there was a cultural matrix in which it was intrinsically valued the equity in the satisfaction of all stakeholder interests, or there was certain exceptional conditions of interpenetration with the context; any social and economic entity (whatever its formal nature) tends to manage strategically the relationships with their relevant constituencies in a perspective merely instrumental, i.e., searching the best performance, in terms of their own primary objectives and goals.
Description: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/803
Appears in Collections:DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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