UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/769

Title: Análise crítica ao modelo de desenvolvimento do sector das pedras naturais: o caso dos mármores no triângulo de Estremoz - Borba - Vila Viçosa 1980-2003
Authors: Luz, Luís Miguel Nunes Barata de Brito da
Advisor: Faustino, Horácio C.
Keywords: mármore
bloco
chapa serrada ou polida
ladrilhos
material em obra
Issue Date: Jun-2005
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Luz, Luís Miguel Nunes Barata de Brito da. 2005. "Análise crítica ao modelo de desenvolvimento do sector das pedras naturais: o caso dos mármores no triângulo de Estremoz - Borba - Vila Viçosa 1980-2003". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O sector das pedras naturais, em particular os mármores, objecto de estudo deste trabalho, tem sido de há décadas a esta parte com a extracção e a partir do início da década de 80 com a transformação um "cluster" a nível nacional, motor do desenvolvimento regional de algumas zonas do país tais como o Alentejo, mais precisamente o triângulo marmorífero de Estremoz - Borba - Vila Viçosa. Com efeito, esta zona é a principal área extractiva de mármores em Portugal, facto esse que permitiu a implementação desde 1980 das principais indústrias transformadoras em termos de dimensão e inovação tecnológica, factores que contribuíram para o acréscimo da produtividade e das exportações. Com a entrada de Portugal, em 1986, na então C.E.E., afluíram ao nosso país e particularmente ao sector os tão importantes e esperados fundos estruturais que em muito vieram contribuir para a sua afirmação, nos contextos nacional e internacional; este último pela via das exportações. Hoje em dia, porém, vivemos de um modo geral e também no sector, tempos difíceis, e não podemos ficar indiferentes. O decréscimo das nossas exporta¬ções desde 2000 tem sido constante, com consequente perca de competitivi¬dade, a par de outros factores negativos internos, salienta-se a falta de uma estratégia política nacional para o sector, inexistência de uma estratégia de criação de servidões administrativas e na vertente externa destaca-se a oferta de materiais similares a preços reduzidos. O presente trabalho pretende analisar no triângulo supracitado, o sector dos mármores, seu modelo de desenvolvimento e contributo para a economia local e regional, propondo uma análise crítica ao desenvolvimento histórico não só na perspectiva da sua sustentabilidade económica e social, mas também na internacionalização do sector.
Description: Mestrado em Economia e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/769
Appears in Collections:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
07_1081_Capa Tese de Mestrado Af.pdf26.15 MBAdobe PDFView/Open
07_1081_Miolo Tese de Mestrado Af.pdf60.68 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE