UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/752

Title: Contributos de um programa baseado na dançoterapia - movimento expressivo no desenvolvimento da comunicação não verbal em crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo
Authors: Oliveira, Isabel Moreira
Advisor: Rodrigues, David António
Keywords: Comunicação não verbal
Dançoterapia
Movimento expressivo
Perturbações do espectro do autismo
Issue Date: 17-Mar-2009
Abstract: As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são Perturbações Globais do Desenvolvimento que afectam três grandes áreas: A Comunicação, a Interacção Social e o Jogo Simbólico e Repertório de Interesses. Dadas as particularidades desta patologia muitas vezes torna-se extremamente difícil o trabalho de intervenção a realizar. Neste sentido, cada vez se torna mais pertinente apostar em novas estratégias que se possam utilizar para que estas crianças e jovens possam evoluir no sentido do seu pleno desenvolvimento e da sua inclusão nas escolas e na sociedade de forma a aumentar a sua qualidade de vida e das suas famílias. Estas deverão de ser cada vez mais lúdicas e criativas e tendo sempre como objectivo principal a intervenção sobre as grandes limitações provocadas pela patologia. A grande maioria das crianças com Autismo não consegue atingir nunca a linguagem verbal. Assim, este trabalho baseia-se na realização de um programa de intervenção que tem como principal objectivo o aumento de algumas dimensões da Comunicação Não - Verbal (Expressão Corporal, Expressão Facial, Cinésia e Proxémia) num grupo de 11 crianças/jovens com PEA através da Dança e do Movimento Expressivo. A Comunicação é sem dúvida uma das maiores conquistas do ser humano e esta segue um padrão de desenvolvimento hierárquico que se inicia na Comunicação – Não – Verbal e culmina na Comunicação Verbal. É através destes dois meios que interagimos com o outro e com o meio que nos rodeia. Quando se comunica usa-se muito mais do que as palavras. O nosso corpo, as nossas expressões faciais, os gestos que utilizamos e a distância que mantemos do outro influencia todo o processo comunicativo. Os resultados do nosso trabalho demonstraram que se verificaram alterações positivas, estatisticamente pertinentes, na generalidade dos itens avaliados. Neste sentido as hipóteses propostas foram na sua generalidade confirmadas e o programa permitiu aumentar os níveis de Comunicação – Não – Verbal no grupo de crianças/jovens com PEA do nosso estudo.
The Disturbances of the Spectrum of Autism (ASP) are a Global Perturbations of Development that affect three great areas: The Communication, the Social Interaction and the Symbolic Game and Repertory of Interests. Given to the particularities of this pathology many times the intervention work extremely becomes difficult to carry through. Therefore, each time it becomes more pertinent to bet in new strategies that can be used so that these children and young can develop in the direction of its full development and its inclusion in the schools and the society. These will always have to be more playful and creative and having as main objective the intervention on the great limitations provoked by the pathology. Thus, this work is based on the accomplishment of an intervention program that has, as main objective, the increase of some dimensions of the Communication Non - Verbal (Corporal Expression, Face Expression, Kinesis and Proxemics) in a group of 11 young children/young through Dance and the Expressive Movement. The results of our work demonstrated that positive alterations have been verified, statistical pertinent, in the generality of the evaluated items. In this sense, the hypotheses proposals have been confirmed and the program allowed increasing the levels of Communication - Non - Verbal in the group of young children/ young of our study.
Description: Mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/752
Appears in Collections:EER - Teses de Mestrado
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
capa definitiva.pdfCapa47.78 kBAdobe PDFView/Open
Tese - Contributos de um prgrama baseado na dançoterapia - movimento exressivo no desenvolvimento da comunicação não verbal em alunos com pea.pdfDocumento principal953.94 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdfAnexos484.2 kBAdobe PDFView/Open
AGRADECIMENTOS.pdfAgradecimentos30.86 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO portugues.pdfResumo português12.58 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO INGLÊS.pdfResumo inglês10.45 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO francês.pdfResumo francês11.08 kBAdobe PDFView/Open
INDICE.pdfIndice31.07 kBAdobe PDFView/Open
INDICE ANEXOS.pdfIndice-Anexos8.88 kBAdobe PDFView/Open
INDICE figuras.pdfIndice-figuras8.84 kBAdobe PDFView/Open
INDICE graficos.pdfIndice-gráficos9.9 kBAdobe PDFView/Open
INDICE IMAGENS.pdfIndice-imagens7.13 kBAdobe PDFView/Open
INDICE quadros.pdfIndice-quadros11.48 kBAdobe PDFView/Open
INDICE tabelas.pdfIndice-tabelas8.38 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE