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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/654

Title: Um modelo de controlo de receita para o sector das telecomunicações
Authors: Monteiro, Rui Jorge Moreira
Advisor: Silva, João Confraria
Keywords: Risco
Receita
Eficiência
Estratégia
Performance
Telecomunicações
Risk
Revenue
Efficiency
Strategy
Performance
Telecommunications
Issue Date: Sep-2005
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Monteiro, Rui Jorge Moreira. 2005. "Um modelo de controlo de receita para o sector das telecomunicações". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O sector europeu das telecomunicações está a enfrentar uma diminuição do crescimento do número de clientes. Neste contexto, os operadores adoptaram uma estratégia de retenção dos clientes existentes e maximização da receita por eles proporcionada. Para isso, foram implementadas actividades de Controlo de Receita com o objectivo de assegurar que os eventos gerados pelos clientes se transformam em valor para a empresa. Mas esta actividade ainda está pouco desenvolvida e incorrectamente implementada, tornando-a pouco eficiente e eficaz. O presente trabalho propõe um modelo de Controlo de Receita aplicável às empresas de telecomunicações, ajudando-as a reduzir as perdas existentes, que se situam entre 1 e 15% das receitas de serviço. O modelo possui um conjunto de acções que são efectuadas na cadeia de valor da receita e que são apoiadas por diversos factores críticos de sucesso. O modelo propõe uma abordagem sistémica, até hoje inexistente, e tem como objectivo a melhoria da eficiência dos recursos internos dos operadores, como forma de garantir a obtenção de valor, anteriormente desperdiçado.
The European telecommunications sector is facing a slowdown on the growth rate of subscribers. In this context, operators are adopting a retention strategy of their customer base and revenue maximization. Revenue assurance activities are being implemented as part of this strategy, assuring that all events originated by customers are transformed into value for the company. But this activity is still undeveloped and is being incorrectly implemented, making it less efficient and effective. Currently leakage is estimated to be between 1 and 15% of service revenues. This work proposes a revenue assurance model applicable to telecommunication operators, helping them to reduce it. The model is based on a group of actions to be performed over the revenue chain that are supported by several critical success factors. It is based on a systemic approach, not formulated until now, and has the main objective to increase the internal resources efficiency, as a way to guarantee more revenues, as a result of leakage and waste control.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/654
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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