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Title: O comércio electrónico em Portugal : e-commerce
Authors: Fernandes, Ana Isabel
Grácio, André
Soares, Miguel
Campino, Nelson
Gaspar, Sofia
Advisor: Rosário, Jorge Lopes do (Tutor)
Issue Date: 2008
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Fernandes, Ana Isabel ... [et al.]. 2008. "O comércio electrónico em Portugal : e-commerce". Relatório final de Seminário. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Vivemos tempos em que a inovação tecnológica ocorre mais depressa do que nunca. As últimas décadas permitiram ligar o mundo e dinamizar os mercados, intensificando a competitividade existente. A Internet tornou o mundo mais pequeno e dinâmico, em que tudo se faz ao toque de um rato ou teclado. O espaço e o tempo tornaram-se quase insignificantes nesta nova era, podendo qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, aceder a produtos ou serviços outrora distantes. Empresas antes dominadoras de mercados, vêem agora o seu número de concorrentes aumentar através de um mundo virtual! A exigência agora é de rapidez e qualidade! O comércio electrónico com o apoio do desenvolvimento tecnológico, possui várias vantagens, entre elas: comodidade – é possível comprar confortavelmente sentado no sofá e ter o artigo entregue em casa sem esforço; diversidade de escolha – nunca houve uma panóplia tão grande de oferta, podendo escolher-se de qualquer canto do mundo, com as características ou preço que mais nos agradarem. Estas vantagens aumentaram exponencialmente o comércio on-line e o número de utilizadores sobe a cada dia que passa. Quer seja para comprar artigos, pagar contas, ter apoio técnico ou por puro lazer, a Internet é cada vez mais importante na nossa vida e consequentemente na vida comercial das empresas. Este trabalho terá por objectivo geral estudar de um ponto de vista microeconómico a Internet. Incidiremos sobre vários aspectos como por exemplo, a economia competitiva e dinâmica actual em que as empresas actuam e o papel das novas tecnologias; os mercados on-line em Portugal, exemplificando com alguns portais, leilões ou intermediários electrónicos; o acesso à Internet e suas infra-estruturas; atitudes, percepções e demografia dos consumidores e protecção destes, entre outros. O nosso trabalho será o resultado da investigação de informação e estatísticas. Usaremos dados da web essencialmente, complementados com bibliografia adicional encontrada em bibliotecas, jornais ou revistas.
Description: Relatório final de Seminário (3º ano) - Licenciatura em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/618
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