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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/531

Title: As Estratégias para o negócio futebol : um estudo de caso dos clubes do Rio Grande do Sul
Other Titles: The Strategies for the soccer business : a study case in the clubs of Rio Grande do Sul
Authors: Fernandes, Luiz Fernando Framil
Advisor: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Keywords: Clubes de futebol
Estratégia
Negócio futebol
Issue Date: 28-Jan-2009
Abstract: A última década do Século XX e o início do XXI marcaram pela entrada do futebol brasileiro na modernidade, inicialmente pela ação governamental (a Legislação) e por outro pela própria dinâmica da globalização, onde o mercado do futebol também, ingressou, o que determinou uma série de mudanças na maneira de como os clubes de futebol passaram a fazer sua relação com o mercado do futebol. Nesse sentido, este estudo teve como alcance o entendimento e a compreensão das estratégias dos clubes do Rio Grande do Sul, através das suas dinâmicas de formação, enfatizando as questões de conteúdo e processo, utilizando uma metodologia interpretativa fenomenológica. Como principais resultados encontrou-se que as estratégias dos clubes de futebol obedecem a uma cultura tradicional de gestão dos clubes de futebol no Brasil; convivem com a existência de poder do mercado externo sobre o interno e dos clubes maiores para com os menores, tanto sob o ponto de vista econômico, social, como o político; definem o mercado de jogadores para competirem em detrimento ao mercado de torcedores; e, utilizam uma postura estratégica para o negócio futebol em todos os níveis, mas, adotam uma postura reativa quando trata-se dos aspectos ligados ao futebol como competição.
The last decade of the 20th century and beginning of the 21st century were marked by the entrance of Brazilian soccer into modernity, first by the governmental action (the legislation) and on the other hand because of the globalization dynamics in which the soccer market also entered, determining a series of changes in the way the soccer clubs related themselves with the soccer market. In this sense, this study was seeking the understanding and the perception of the strategies of the soccer clubs in Rio Grande do Sul through their formation dynamics, emphasizing content and process issues, using a phenomenological interpretative methodology. As main results we discovered that the strategies of the soccer clubs obey a traditional management culture of the soccer clubs in Brazil; they live together with the existence of power of the external market over the internal market and of the bigger clubs over the smaller ones, as much in the economical and social point of view as in the political one. They define the player’s market to compete, leaving the fans market in disadvantage and they also use a strategic attitude for the soccer business in all levels, but they adopt a reactive attitude when it is about the aspects related to soccer as a competition.
Description: Tese de Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/531
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