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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/522

Title: Motivações para implementação de um Balanced Scorecard: o caso da Rodoviária do Tejo
Authors: Ribeiro, Andreia Filipa de Figueiredo
Advisor: Caldeira, Mário
Keywords: Balanced Scorecard
Mapas Estratégicos
Action Research
Balanced Scorecard
Strategy Maps
Action Research
Issue Date: Jan-2009
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Ribeiro, Andreia Filipa de Figueiredo. 2009. "Motivações para implementação de um Balanced Scorecard: o caso da Rodoviária do Tejo". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O processo de tomada de decisão nas organizações, suportado unicamente em indicadores financeiros, tem sido amplamente reconhecido como deficiente. Nesse âmbito, surgiu um método que permite considerar três perspectivas adicionais à perspectiva financeira, nomeadamente Clientes, Processos Internos de Negócio e Aprendizagem e Crescimento. Este método – Balanced Scorecard – integra e alinha as várias perspectivas organizacionais, para permitir aos gestores a identificação das iniciativas a realizar para alcançar os objectivos estratégicos. No entanto, a implementação desta ferramenta mobiliza recursos humanos e financeiros, pelo que a gestão destes recursos apresenta alguns desafios. A questão que guia este trabalho – Que motivações para a implementação de um Balanced Scorecard? – foi abordada no contexto real de uma organização com fins lucrativos e, para o efeito, suportou-se no método de investigação Action Research. Do ponto de vista teórico, foi efectuada uma revisão bibliográfica sobre os métodos Balanced Scorecard e Action Research. Do ponto de vista prático, após a análise da informação recolhida em entrevistas e da realidade observada nos controlos de gestão, são propostos um mapa estratégico genérico e uma primeira versão de Balanced Scorecard para a organização em estudo.
The decision-making process in organizations, supported only on financial indicators, has been widely recognized as inadequate. In this context, there is a method to consider three additional perspectives beyond the financial perspective, which are Customers, Internal Processes and Learning and Growth. This method – Balanced Scorecard – integrates and aligns the various organizational perspectives to enable managers to identify the initiatives to be undertaken to achieve the strategic objectives. However, the implementation of this tool mobilizes human and financial resources, so the management of these resources presents some challenges. The question that guides this work - What are the motivations for the implementation of a Balanced Scorecard? - Was addressed in the context of a real profit-making organization and to this end, supported by research method Action Research. From the theoretical point of view, was made a literature review on the methods Balanced Scorecard and Action Research. Through a practical analysis of the information collected in interviews and in fact observed in the management documents, are proposed a generic strategic map and a first version of a Balanced Scorecard for the organization under study.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/522
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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