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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4721

Title: As transformações do mundo do trabalho e o papel da formação profissional
Authors: Liberal, Márcia Mello Costa De
Advisor: Ferreira, José Maria Carvalho
Keywords: Formação Profissional
Educação
Trabalho
Flexibilidade
Empregabilidade
Brasil.
Professional Training
Education
Labor
Flexibility
Employment Conditions
Brazil
Issue Date: 2000
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Liberal, Márcia Mello Costa De. 2000. "As transformações do mundo do trabalho e o papel da formação profissional". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O escopo desta tese é contribuir para a análise do desafio da formação profissional do trabalhador brasileiro nesta viragem de século. A partir deste estudo, nossa meta é também apontar implicações das tendências da restruturação produtiva para as empresas, os trabalhadores e, por extensão, para a sociedade, em matéria de formação para o trabalho. Assume-se, como ponto de partida, a premissa de que trabalho e formação profissional são relevantes como objecto de investigação sociológica, à medida que reflectem o processo de passagem de uma sociedade rígida para uma sociedade da flexibilidade. Nesse processo, ambos se tornam fenómenos multidimensionais e desafiam a sociologia a ampliar seu foco empírico e conceptual clássico. Nessa perspectiva, no decorrer desta tese, torna-se evidente a necessidade de se buscar, na teoria e na prática, novas dimensões da formação profissional, na expectativa de contribuir para uma revisão conceptual na abordagem do fenómeno. Procura-se ampliar também o enfoque da mudança tecnológica, menos como troca de máquinas, equipamentos, sistemas, e mais como restruturação dos modelos de organização e de gestão produtiva. A pesquisa tenta examinar essas questões, e o desdobramento do material, colectado tanto no mundo da literatura quanto na observação de algumas práticas, perpassa o texto e apresenta, obviamente, limites e desafios. O texto que se segue revela esta nossa preocupação e foi estruturado em seis capítulos que, basicamente, tentam dar conta de uma revisão bibliográfica sobre os dois tópicos centrais da tese - trabalho e formação profissional - sob o enfoque de um novo paradigma; e, discute novos caminhos da mudança tecnológica, seu possível direccionamento para novas formas de organização e gestão do trabalho, o perfil da qualificação emergente e implicações para o trabalhador, em especial no que toca à formação profissional. Em síntese, perpassa esta tese a ideia da possibilidade do labor do trabalhador brasileiro efectivar-se numa perspectiva educativa capaz de contribuir para seu desenvolvimento harmonioso. Enfatizamos que o eixo condutor deste texto é de que é possível encontrar uma harmonia entre as diferentes políticas de educação para o trabalho, com vistas a que o resgate da formação profissional se integre ao processo maior de construção da cidadania.
The scope of this thesis is to contribute to the analysis of the Brazilian worker professional training on this turn of the century. As from this study, our aim will also be to point out productive restructuring trends implications towards enterprises, workers and by extension, to the whole society, concerning education for work. Let us assume as a starting point, the premise that labor and professional training, are relevant as sociological investigation subject, to the extension that these reflect the passing process from a rigid society to a flexible one. Through such process, both become multidimensional phenomena and challenge sociology to enlarge its empirical focus and classic conceptual. By means of such perspective, as this thesis unfolds, the necessity to search, in theory and practice, new professional training dimensions has become evident, hoping to contribute to a conceptual review of the phenomenon approach. One tries also to augment the technological change focus, less as machines, equipment, systems replacement, and more as productive management and organization models restructuring. Research attempts at examining such questions as well as the expansion of the material, collected both at the literature world as through the observation of some practices, goes beyond the text and present, obviously, limits and challenges. The following text shows this concern of ours and has been structured in six chapters which, basically, attempts to account for a bibliographical review on the two central topics of the thesis - work and professional training - under a new paradigm focus; and discusses the new ways of technological changes; its possible directioning to new forms of organization and labor management, the emergent qualification outline and implications to the worker, particularly in what refers to the professional training. Just to sum up, this thesis passes over the possibility that the Brazilian worker labor is put into effect in an educative perspective capable of corroborating his harmonious development. We emphasize that the guiding axis of this text is that it is possible to find harmony among different labor educational policies, having in view that the professional training rescue integrates itself with the major citizenship construction process.
Description: Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4721
Appears in Collections:DCS - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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