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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4713

Title: Wayshowing : caso de estudo para a Faculdade de Arquitectura. UTL
Authors: Pais, Sandro Ricardo Navarro
Advisor: Oliveira, Susana Martins de
Keywords: Disign da informação
Wayhowing
Wayfinding
Sistemas de sinalização
Edíficios públicos
Information design
Signage sistems
Public buidings
Issue Date: Dec-2011
Publisher: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citation: PAIS, Sandro Ricardo Navarro - Wayshowing : caso de estudo para a Faculdade de Arquitectura. UTL. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado
Abstract: A ausência de um sistema de sinalização na Faculdade de Arquitectura é sentida desde que esta foi construída, embora nunca nenhum tenha sido implementado. É, pois, necessário haver uma reflexão quanto à relevância deste assunto que, embora pareça um mal menor em tempos de contenção financeira, é, sem dúvida, um mal à vista de todos os que não conhecem “os can¬tos à casa”. Nesta investigação apresenta-se uma proposta para um sistema de sinalização na Faculdade de Arquitectura, na qual se procurou responder à necessidade de indicações orientati¬vas no espaço da Faculdade. Para isso, produziu-se uma reflexão acerca dos conceitos de wayfin¬ding e de wayshowing, e sua relação, da qual se concluiu que o wayshowing é o trabalho por exce¬lência do designer: é tarefa do designer apresentar (show) a informação necessária, existindo por trás uma exploração dos conteúdos, dos formatos e dos suportes mais adequados para cada situação. Toda essa exploração consiste no wayfinding, no qual o designer faz um levantamento e um tratamento das informações a apresentar. Deste modo, desde a análise do problema até à solução final, seguiu-se ao longo de todo o trabalho uma metodologia que potenciasse a coerên¬cia formal e uma boa gestão dos conteúdos, para que a implementação da solução fosse viável e para que a sua pertinência fosse o mais unânime possível. A solução projectada inclui todo um trabalho realizado em torno de uma identidade que foi criada para o efeito, a qual contribuiu não só para a desejada coerência formal como para uma maior proximidade entre a Faculdade e as pessoas que ali passam vários anos. De resto, foi a pensar nestas pessoas e nas suas relações entre si, tanto no âmbito académico como no âmbito extracurricular (em que tudo se cruza no espaço da Faculdade), que todo o sistema de sinalização foi desenvolvido, tornando-o de certo modo cúmplice dessas vivências – ainda que de uma maneira subjectiva, evidentemente. Quanto à integração do sistema de sinalização nos edifícios da Faculdade, procurou-se recorrer sempre que possível às estruturas arquitectónicas existentes para reduzir nos recursos materiais envolvi¬dos na solução. Confirma-se, por isso que teria havido grandes vantagens ao tê-la previsto no pro-jecto de arquitectura, dada a complexidade das plantas, das relações entre os diferentes espaços e da falta de espaço para integrar elementos de sinalização. Não tendo sido isso possível, houve um esforço de adaptação do sistema àquilo que está disponível de forma a manter a sua identi¬dade e a coerência formal, bem como para criar uma relação harmoniosa com todo o edifício.
ABSTRACT - The absence of a signaling system at the Faculty of Architecture (Technical University of Lisbon) is felt since it was built and despite that none was ever implemented. It is, therefore, necessary to think about the relevance of this matter which, although it might seem a smaller issue in times of financial restraint, it is a visible issue for those who don’t know “the corners of the house”. In this investigation is presented a proposal for a signage system at the Architecture Faculty, in which it was sought to fill the needs for orientative indications at the enclosure of the Faculty. To do so, there was a reflection about the notions of “wayfinding” and “wayshowing” and its rela¬tions, concluding that “wayshowing” is the work by excellence of the designer: it is the designer’s task to show the needed information, having behind it an exploration of the most adequate con¬tents, formats and supports in each situation. All this exploration is the “wayfinding”, in which the designer makes a survey and processes the information to be submitted. This way, from the prob¬lem analysis until the final solution, all the work process followed a methodology to improve for¬mal coherence and content management in a way that the implementation of that solution could be viable and in a way that its relevance could be as unanimous as possible. The proposed solu¬tion includes all the work done towards an identity which was created for that purpose, and which contributed not only for the desired formal coherence but also for a closer relationship between the College and the people who spend several years there. For the rest, it was thinking about these people and their relationships to each other, both in academic and extracurricular scopes (which all meets within the Faculty) that was developed all the signage system, making it some¬how complicit in these experiences – even though in a subjective way, evidently. Regarding the integration of the signage system in the buildings of the Faculty, wherever possible, it was relied on existing architectural structures in order to reduce the material resources involved in that solu¬tion. And it is confirmed that there would have been great advantages if the implementation of a signalling system was envisaged in the architectural design, given the complexity of the plans, the relations between different spaces and the lack of space to integrate sign elements. Hasn’t it been possible, there was an effort to adapt the system to what is available, both to keep its identity and formal coherence, and to create a harmonious relationship with all the building.
Description: Tese de Mestrado em Design de Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4713
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DDCV - Teses de Mestrado

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