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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4566

Title: Atitude face à marca do retalhista : influência da percepção e características sócio-demográficas do consumidor
Authors: Valada, Marco Alexandre Seabra
Advisor: Gonçalves, Helena Martins
Keywords: marcas de retalhista
atitude
sector do retalho
Private labels
Attitude
Retail sector
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Valada, Marco Alexandre Seabra. 2011. "Atitude face à marca do retalhista : influência da percepção e características sócio-demográficas do consumidor". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: As grandes exigências de um mercado cada vez mais competitivo, têm levado as empresas de retalho a uma concorrência constante pela diferenciação através de estratégias de marcas próprias, procurando atrair os clientes às lojas oferecendo maior valor acrescentado. Para alcançar esta diferenciação, é indispensável que os retalhistas entendam que factores poderão ter uma maior influência na compra das suas marcas próprias. Tendo em conta esta necessidade, este estudo procura compreender de que modo a atitude dos consumidores face a marcas de retalhista é afectada não só pelas suas percepções quanto aos produtos da marca do retalhista, como também pelas características sócio-demográficas do consumidor, nomeadamente o género, rendimento, idade, dimensão do agregado familiar e nível de instrução. Neste sentido, recorremos a uma análise quantitativa de carácter descritivo, através de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 331 clientes do Pingo Doce com mais de 18 anos e compradores de produtos de marca Pingo Doce nos últimos 6 meses. Através da nossa pesquisa encontrámos evidências que apontam para uma atitude mais favorável face às marcas de retalhista por parte de consumidores do sexo feminino, com níveis baixos de rendimento e de instrução. Destacaram-se como tendo atitudes mais favoráveis os consumidores mais velhos (65 anos ou mais) e os consumidores mais novos (entre 18 e 24 anos), não tendo sido encontrada uma relação significativa entre a atitude e a dimensão do agregado familiar. Concluímos também que a qualidade dos produtos de marca de retalhista e a actual situação económica têm uma forte influência na atitude dos consumidores face a estes produtos, e que existe uma forte relação entre atitude, intenção de compra e compra.
The major requirements of an increasingly competitive market, have led retail companies to a competition based on constant differentiation through private label strategies, seeking to attract customers to stores offering more added value. To achieve this differentiation, it's essential that retailers understand what factors may have a greater influence in the purchase of its own brands. Given this need, this study seeks to understand how the attitude of consumers toward private labels is affected not only by their perceptions about private label products, as well as socio-demographic characteristics of consumers, including gender, income, age, family size and education level. In this sense, we turn to a quantitative analysis of a descriptive nature, through a survey questionnaire of a non-probabilistic convenience sample of 331 customers of Pingo Doce over 18 years old and buyers of Pingo Doce own-products in the last 6 months. Through our research we found evidence pointing to a more favorable attitude towards the private labels by female consumers with low incomes and education levels. Stood out as having more favorable attitudes the older consumers (65 years or older) and younger consumers (between 18 and 24 years old), but has not been found a significant relationship between attitude and family size. We also concluded that the quality of private label products and the current economic situation have a strong influence on the attitude of consumers toward these products, and that there is a strong relationship between attitude, purchase intention and purchase.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4566
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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