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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4544

Title: Fontes de inovação num sector tradicional : o caso das empresas de construção na Europa
Authors: Cá, Joaquim Domingos
Advisor: Fontainha, Elsa
Keywords: sector da construção
inovação de processo
inovação de produto
causas da inovação
Europa
e-Business Survey
Construction sector
process innovation
product innovation
innovation determinants
Europe
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Cá, Joaquim Domingos. 2011. "Fontes de inovação num sector tradicional : o caso das empresas de construção na Europa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Este trabalho de dissertação tem como propósito identificar os determinantes e os obstáculos à inovação de processo e de produto num sector tradicional, mais especificamente no sector de Construção Civil e Obras Públicas Europeu. O estudo utiliza os micro dados do e-Business Survey da Comissão Europeia, obtidos por um inquérito realizado às empresas da construção (N=2.654) de 27 países da União Europeia assim como a empresas de outros sectores (N=14.065). As variáveis dependentes em estudo são binárias (existência ou não de inovação de processo e/ou inovação de produto), utilizando-se modelo probit. As variáveis explicativas consideradas são: os fornecedores, os clientes, a orientação do mercado, o objectivo de ser líder. Adicionalmente foram testadas variáveis explicativas cujo uso é menos frequente na literatura (crescimento das vendas, PIB nacional e gastos em I&D). As médias e os desvios padrão das variáveis relevantes são calculados e é aplicada a análise ANOVA. Os resultados mostram que o sector da construção inova e que os factores que mais contribuem para essa inovação são o crescimento das vendas, o objectivo de ser líder do mercado e os fornecedores. Conclui-se também que a dimensão da empresa é mais relevante para a inovação de processo do que para a inovação de produto, e que as empresas que se orientam pelo mercado internacional inovam mais do que aquelas que se focam no mercado regional.
This dissertation aims to identify the determinants of and obstacles to process and product innovation in a traditional sector, specifically European Construction and Public Works. The study uses micro data from the e-Business Survey of the European Commission, which includes data for construction firms (N=2,654) from 27 countries in Europe, as well as for other sectors (N=14,065). The dependent variables studied are binary (presence or absence of process or/and product innovation), so a probit model was applied. The explanatory variables considered are: suppliers, clients, market orientation, the aim to be leader and size. In addition, new explanatory variables that are less frequently found in the literature - turnover growth, national GDP and R&D expenditures - are tested.The mean and standard deviations of relevant variables are calculated and ANOVA analysis is carried out. The results show that the sector of construction innovates, and the factors that contribute more to this innovation are growth of business, aim to be market leader, and suppliers. It is also concluded that firm size is more relevant for process innovation than for product innovation, and companies that are guided by international markets innovate more than those that focus on regional markets.
Description: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4544
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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