UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4541

Title: Uma análise econométrica sobre o impacto de uma mudança de treinador no desempenho desportivo de uma equipa de futebol
Authors: Silvestre, José António Velhuco Ciríaco Guerreiro
Advisor: Costa, António da Ascenção
Silva, João Andrade e
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Silvestre, José António Velhuco Ciríaco Guerreiro. 2011. "Uma análise econométrica sobre o impacto de uma mudança de treinador no desempenho desportivo de uma equipa de futebol". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: A presente dissertação insere-se na temática da mudança de liderança dentro de uma organização. Em particular é analisado o impacto sobre o desempenho de uma equipa de futebol de uma alteração de treinador a meio de uma época desportiva, fenómeno designado no jargão desportivo por "Chicotada Psicológica". Para tal foram testados modelos econométricos que permitiram explicar o desempenho de uma equipa de futebol, expressa em relação aos pontos conquistados por jogo e à diferença entre golos marcados e sofridos num jogo, verificando a possível existência de diferenciais de desempenho pré e pós mudança de treinador, uma vez isolados os efeitos de outras variáveis de influência. De igual modo, estudam-se os factores que influenciam a probabilidade de ocorrer um despedimento de um treinador, recorrendo-se para tal à estimacão de um modelo do tipo Probit. Também é investigada a existência de uma relação entre a substituição de treinador e um maior apoio dos adeptos à equipa, medida através da semi-elasticidade entre um despedimento de treinador e o número de espectadores presentes num jogo de futebol.
This work focuses on the causes and consequences of the substitution of a football head coach, having its framework related with the broader theme of leadership succession. Econometric models were set up in order to explain a football team on pitch performance, measured as points won per match or, alternatively as the difference between goals scored and goals suffered within a match, testing for the existence of differences in these performance measures before and after a coach change has happened, once other factors are accounted for. The factors influencing the probability of a head coach being fired are also studied, through the estimation of a Probit model. Finally, the existence of a relationship between the substitution of a head coach and a greater level of team support is investigated through the measurement of the semi-elasticity between the head coach firing and the number of spectators attending a given match.
Description: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4541
Appears in Collections:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DM-JAVCGS-2011.pdf359.7 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE