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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4347

Title: Tipos de relacionamentos com fornecedores e sua gestão e desenvolvimento
Authors: Brito, Elisabete dos Santos
Advisor: Mota, João
Keywords: Relacionamento comprador-fornecedor
Compras
Desenvolvimento dos relacionamentos
Avaliação de potencial dos fornecedores
Buyer-supplier relationship
purchasing
relationship development
assessment of the supplier's potential
Issue Date: May-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Brito, Elisabete dos Santos. 2011. "Tipos de relacionamentos com fornecedores e sua gestão e desenvolvimento". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: A globalização de mercados teve como efeito o aumento da concorrência entre empresas. As exigências em alta qualidade e baixo preço dos produtos e serviços fizeram as empresas reverem a sua organização em toda a sua cadeia de suprimentos. O desempenho dos fornecedores e o relacionamento com os mesmos passou portanto a ser um fator muito importante, e o departamento de compras tornou-se cada vez mais relevante e estratégico dentro das Organizações. Esta dissertação procura analisar os relacionamentos entre Organizações e os seus Fornecedores, numa perspectiva, portanto, business to business. Essa análise é feita através do estudo de casos reais, mais concretamente, a dois departamentos de uma mesma empresa, que funcionam quase que como empresas independentes de um mesmo todo. Recorrendo ao método de entrevistas não estruturadas aos Directores gerais de cada um dos Departamentos, procurou-se compreender que tipos de relacionamentos estabelecem com os seus fornecedores e como fazem ambos a gestão desses relacionamentos.
The market globalization provoked increasing concurrence between companies. The demand concerning high quality and low price products and services encouraged the companies to review their organization in terms of the base of supplies. As a consequence, the importance of the supplier's performance acquired relevance and the purchasing department and their functions became even more significant and strategically within the organizations. In this context the value of the supplier's relationship has been recognized as a vital function in the company's management. This dissertation aims to analyze the relationship between the organizations and their suppliers in a business to business perspective. The analysis will be accomplished through a case study based in two departments - both belonging the same company, operating though almost independently from it and from each other. Relevant data will be collected through the unstructured interview method. Each of the department managers have been interviewed with the purpose of understanding how do both deal with the management of the supplier's relationship.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4347
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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