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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4338

Title: Segmentação de individuos no Facebook que gostam de música: abordagem exploratória, recorrendo à comparação entre dois algoritmos, k-means e fuzzy c-means
Authors: Quinteiro, José António Teixeira
Advisor: Vaz, Jorge Landeiro de
Keywords: segmentação
cluster
k-means
Fuzzy C-Means
Facebook
marketing
segmentation
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Quinteiro, José António Teixeira. 2011. "Segmentação de individuos no Facebook que gostam de música: abordagem exploratória, recorrendo à comparação entre dois algoritmos, k-means e fuzzy c-means". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Para se poder definir os melhores planos estratégicos, as decisões de marketing que se têm que tomar, com o intuito de abordar o mercado, escolher a melhor campanha publicitária, seleccionar o segmento e o tipo de produto ou serviço a oferecer, têm que ter por base o resultado de uma boa análise técnica da informação ou dos dados disponíveis. A escolha do método de segmentação, é de primordial importância, pois os dados que se obtêm podem alterar a estratégia de selecção do mercado alvo e a estratégia de posicionamento dos produtos ou serviços, para além dos custos inerentes á tomada da decisão. Este estudo procura encontrar diferenças entre dois métodos de segmentação descritivos post-hoc, (k-means e Fuzzy C-Means), na obtenção dos clusters, tendo por base a população portuguesa que gosta de música e que tem conta activa no Facebook. No âmbito deste trabalho realizou-se uma revisão da literatura conhecida tendo-se efectuado a segmentação da amostra obtida através de dois algoritmos. Complementou-se o estudo com uma análise descritiva das frequências de modo, aquisição e audição dos vários tipos de música.
In order to define the best strategic plans, marketing decisions that have to be taken in order to tackle the market, choose the best advertising campaign, select the thread and the type of product or service to offer, they have to be based on the result of a good technical analysis of available data or information. The choice of segmentation method is of paramount importance, since the data obtained may change the target market selection and the strategy of placement of products or services, in addition to the costs related to taking the decision. This study seeks to find differences between two methods of descriptive post-hoc segmentation (k-means clustering and Fuzzy C-Means clustering), in obtaining of clusters, based on the Portuguese population who likes music and have an active account on Facebook. This work there was a review of the literature known followed by the segmentation of the sample obtained through two algorithms. These were complemented with a descriptive analysis of usage situations, acquisition and hearing of various types of music.
Description: Mestrado em Gestão/MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4338
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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