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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4328

Title: Desenvolvimento cooperativo de novos produtos no ramo automóvel: o caso de Portugal
Authors: Rocha, Rita Proença de Almeida Oliveira
Advisor: Simões, Vítor Corado
Keywords: Desenvolvimento
Redes
Automóvel
Development
Network
Automobile
Issue Date: Jan-2012
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Rocha, Rita Proença de Almeida Oliveira. 2012. "Desenvolvimento cooperativo de novos produtos no ramo automóvel: o caso de Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: O sucesso da organização depende de um conjunto de factores organizacionais e individuais que contribuem para a definição e implementação das estratégias empresariais. Em lugar de se tomarem as empresas como unidades produtivas isoladas, reconhece-se a emergência e crescente generalização de fenómenos de cooperação inter-empresarial, muitas vezes alavancadas pelo lado das políticas públicas. Para que as relações inter-organizacionais se traduzam em melhorias no desempenho, é necessário que haja a percepção das vantagens decorrentes da cooperação, confiança e compromisso entre os actores do processo. Quando a tecnologia que constitui a base da indústria é complexa e os custos associados significativos, como se verifica na indústria automóvel, a inovação é muito importante, e o seu locus situa-se no que se poderiam designar de redes de aprendizagem e conhecimento, em vez de empresas individuais. A colaboração e a cooperação permitem combinar a divisão dos riscos envolvidos no processo de inovação e mão-de-obra muito especializada, e o acesso aos mercados. A indústria automóvel tem uma estrutura hierárquica, dominada pelos produtores de automóveis que controlam partes da cadeia e detêm poder exclusivo sobre o design dos produtos, bem como sobre os materiais utilizados. A indústria de componentes caracteriza-se por produções de baixo valor acrescentado seguindo ainda estratégias muito dependentes dos baixos custos de mão-de-obra. O principal objectivo prende-se com a necessidade de compreender a forma como as empresas do sector automóvel desenvolvem um produto de forma colaborativa. Os objectivos específicos do presente trabalho são: 1) identificar e caracterizar iniciativas de cooperação inter-organizacional na indústria automóvel, em Portugal; 2) propor um quadro geral de inter-relação entre os diversos actores. Analisou-se a rede da Caetanobus, de forma a identificar e caracterizar iniciativas de cooperação inter-organizacional na indústria automóvel, em Portugal, juntamente com as empresas AlmaDesign e Mnac.
The success of an organization depends on a set of organizational and individual factors that contribute to the definition and implementation of business strategies. Instead of having the companies as separate production units, it's recognized the emergence of widespread and growing phenomenon of cooperation, often leveraged by the side of public policy. For inter-organizational relations translate into improvements in performance, there must be awareness of the benefits of cooperation, trust and commitment among stakeholders of the process. When technology is the foundation of the industry is complex and with significant associated costs, as seen in the automotive industry, innovation is very important, and its locus is located in what could be designated for learning networks and knowledge rather than individual companies. The collaboration and cooperation allow the division of the risks involved in innovation and manpower very specialized, and access to markets. The automotive industry has a hierarchical structure, dominated by the car manufacturers who control parts of the chain and hold exclusive power over the design of products, as well as the materials used. The component industry is characterized by low value added products, following strategies that are still heavily dependent on low labor costs. The main objective relates to the need to understand how the automotive companies develop a product in a collaborative manner. The specific objectives of this study are: 1) identify and characterize inter-organizational cooperation in the automobile industry in Portugal, 2) propose a general framework for the interrelationship between the various actors. We analyzed the network of Caetanobus, and worked to identify and characterize inter-organizational cooperation in the automobile industry in Portugal, together with the companies and AlmaDesign and MNAC.
Description: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4328
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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