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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4285

Title: A avaliação da formação : uma questão motivacional?
Authors: Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
Advisor: Cerdeira, Maria da Conceição
Keywords: Formação Profissional
Modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick
Motivação intrínseca e extrínseca
Training
Kirkpatrick Model for training evaluation
intrinsic and extrinsic motivation
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da. 2011. "A avaliação da formação : uma questão motivacional?". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Numa sociedade marcada pela crise, inúmeras empresas continuam a apostar fortemente na formação profissional para os seus trabalhadores. A formação profissional assume-se como um factor estratégico de desenvolvimento organizacional, dotando os trabalhadores de competências de forma a efectuar de forma eficaz e eficiente o seu trabalho. Para a Gestão de Recursos Humanos, o desafio é o de perceber porque a aquisição de informação e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos na formação não ocorre do mesmo modo em todos os trabalhadores. O presente trabalho de investigação centra-se na avaliação da formação efectuada pelos formandos e na sua motivação. Em particular, este trabalho incide sobre o modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick, nomeadamente o nível 1 (avaliação da satisfação/reacção dos formandos) e a sua relação com a motivação intrínseca e extrínseca dos formandos. De forma a cumprir o objectivo deste trabalho, efectuou-se uma revisão do estado da arte, a partir da qual foi possível a formulação de várias hipóteses empíricas. Como método de recolha de dados foi utilizado o método quantitativo, através da técnica do questionário aplicado a 80 formandos. O questionário utilizado combinava dois instrumentos: a avaliação da satisfação/reacção dos formandos (modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick) e o WPI (que avalia a motivação intrínseca e extrínseca dos formandos). As principais conclusões obtidas evidenciam a existência de uma correlação estatisticamente significativa entre os resultados obtidos na avaliação da formação e na motivação dos participantes, uma vez que os formandos mais satisfeitos com a formação revelam estar mais motivados intrinsecamente do que extrinsecamente.
In a society marked by the economic crisis, many companies continue to invest strongly in training for their employees. The training takes itself as a strategic factor for organizational development, giving workers skills in order to perform effectively and efficiently their work. For Human Resource Management, the challenge is to understand why the acquisition of information and practical applicability of knowledge acquired in training does not occur in the same way in all workers. This research focuses on training evaluation held by the trainees and their motivation. In particular, this work focuses on the Kirkpatrick’s Model for Evaluating Effectiveness of Training Programs, in specifically level 1 (assessment of satisfaction evaluation / trainees reaction) and their relationship with intrinsic and extrinsic trainees motivation. In order to achieve the goal of this work, a review of the state of the art was carried out, from which it was possible to formulate various empirical hypotheses. As a method of data collection was used the quantitative method, using the technique of questionnaire applied to 80 trainees. This questionnaire used a combination of two instruments: satisfaction evaluation / trainees reaction (training evaluation model of Kirkpatrick) and WPI (which evaluates the intrinsic and extrinsic trainee’s motivation). The main conclusions show that there is a significant statistically correlation between the results obtained in the training evaluation and participants motivation, since the trainees that are more satisfied with the course seem to be more intrinsically motivated than extrinsically.
Description: Mestrado Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4285
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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