UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4216

Title: Os agentes de software e o processo de tomada de decisão : estudo empírico do impacto de um shopbot
Authors: Bernardo, Maria do Rosário Abreu de Matos
Advisor: Reis, António Palma
Issue Date: Jul-2006
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Bernardo, Maria do Rosário Abreu de Matos. 2006. "Os agentes de software e o processo de tomada de decisão : estudo empírico do impacto de um shopbot". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: O ambiente de decisão que a maioria das organizações enfrenta exige que a tomada de decisão se faça com rapidez e com base em informação correcta e actual. Contudo, nas últimas décadas, têm surgido problemas decorrentes de excesso de informação, problemas estes que tiveram origem no crescente desenvolvimento e utilização da Internet para disponibilização e procura de informação. Os agentes de software, particularmente os agentes de informação, são frequentemente propostos para lidar com problemas de excesso de informação, contudo são escassos os estudos empíricos que comprovem o impacto positivo deste tipo de tecnologia nos resultados da tomada de decisão. O presente trabalho assumiu como objectivo a identificação de aspectos em que os agentes de software, devido às suas características, podem ter um impacto positivo nas várias fases do processo de tomada de decisão; e a avaliação do desempenho de agentes de informação na eficiência e eficácia das decisões. Foi conduzida uma experiência de laboratório, com a participação de quarenta e oito estudantes de cursos de Pós-Graduação e Mestrado na área de Sistemas de Informação, para testar o desempenho do shopbot MySimon, um agente de informação aplicável a comércio electrónico, na decisão de escolha de um conjunto de computadores pessoais. A experiência de laboratório permitiu comprovar a redução do tempo total de tomada de decisão; o aumento da informação relevante encontrada na Internet e o aumento da qualidade de decisão. Contudo, não se confirmou o aumento da confiança na decisão, nem da satisfação com o processo de decisão. Estes resultados abrem caminho para um conjunto de pistas de investigação em agentes de software para suporte à tomada de decisão.
The changing environment that most organizations are facing demands a quick and properly informed decision making process. However, in the last decades, information overload has become a major problem, associated with the growing development and use of the Internet with the purpose of information search and delivery. Software agents, in special information agents, are frequently recommended to deal with information overload. Meanwhile, there is limited empirical research confirming the positive impact of this technology in the decision making process. The purpose of this research consists in identifying the aspects where software agents, due to their features, can have a positive impact in the decision making process' phases and routines and the evaluation of information agents' contribution to decisions' efficiency and effectiveness. A lab experiment was conducted to test the performance of the shopbot MySimon, which is an information agent applicable to e-commerce, in the selection of desktops. The experiment involved forty eight subjects, which were students of post-graduation or master courses within the Information Systems field of study. The lab experiment results reveled that using a shopbot fostered a reduction in decision time, an increase in information relevance and an increase in decision quality. However, decision's confidence and process' satisfaction did not increase. These results recommend further research in the use of software agents to support decision making.
Description: Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4216
Appears in Collections:DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TD-MRAMB-2006.pdf9.96 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE