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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4210

Title: Papel da formação na aceitação de FLOSS numa instituição de ensino superior
Authors: Louro, Marco
Advisor: Ferreira, Carlos Alberto Rosa
Keywords: Facilidade de uso percebida
FLOSS
Formação
Intenção comportamental de uso
Open source
OpenOffice.org Calc
Software livre
TAM
TIC
Utilidade percebida
Issue Date: 2012
Abstract: O contexto de crise económico-financeira veio aumentar as desigualdades sociais. Adopção de FLOSS afigura-se uma solução eficaz para as organizações pelas características que lhe conferem relevância na inclusão digital, interoperabilidade e segurança entre outras. A formação apresenta um papel preponderante na aceitação da tecnologia. Procurou-se analisar a importância da formação na aceitação e adopção de FLOSS, bem como analisar a relação das variáveis envolvidas no processo de aceitação por meio do TAM. Partindo de uma abordagem quantitativa, foram aplicados dois questionários, pré-formação e pós-formação do OpenOffice.org Calc, numa amostra de 15 indivíduos de uma instituição universitária. Os resultados mostraram que a formação contribui de forma positiva para a aceitação e adopção de FLOSS. Os indivíduos consideraram a formação importante na aquisição de conteúdos essenciais às tarefas de trabalho. A utilização FLOSS era superior fora do local de trabalho. Os obstáculos apontados ao uso de FLOSS estão relacionados com questões de padronização e questões de rotina. Verificou-se um ambiente favorável à sua adopção, caso sejam desenvolvidas políticas de implementação. A aplicação do TAM permitiu reforçar o papel da formação na aceitação. A aplicação de mais um questionário após um período de latência seria útil para constatar a eficácia da adopção.
The context of economic and financial crisis has increased social inequality. The adoption of FLOSS seems to be an effective solution for organizations because of the characteristics that confer to it importance on digital inclusion, interoperability and security among others. Training has a key role in technology acceptance. One sought to analyze the importance of training in the acceptance and adoption of FLOSS, and analyze the relationship of the variables involved in the process of acceptance by the TAM. From a quantitative approach, two questionnaires were applied, pre-training and post-training OpenOffice.org Calc, to a sample of 15 individuals from university. The results showed that training contributes positively to the acceptance and adoption of FLOSS. Individuals considered the formation important for the acquisition of content essential to work tasks. The use of FLOSS was higher outside the workplace. The obstacles pointed to the use of FLOSS are related to issues of standardization and routine matters. It was shown a favorable environment to their adoption, in situations where implementation policies were developed. The application of TAM enhanced the role of training in acceptance. The application of a questionnaire after a longer latency period would be useful to verify the effectiveness of adoption.
Description: Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4210
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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