Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/4210
Título: | Papel da formação na aceitação de FLOSS numa instituição de ensino superior |
Autor: | Louro, Marco |
Orientador: | Ferreira, Carlos Alberto Rosa |
Palavras-chave: | Facilidade de uso percebida FLOSS Formação Intenção comportamental de uso Open source OpenOffice.org Calc Software livre TAM TIC Utilidade percebida |
Data de Defesa: | 2012 |
Resumo: | O contexto de crise económico-financeira veio aumentar as desigualdades sociais.
Adopção de FLOSS afigura-se uma solução eficaz para as organizações pelas
características que lhe conferem relevância na inclusão digital, interoperabilidade e
segurança entre outras. A formação apresenta um papel preponderante na aceitação da tecnologia. Procurou-se analisar a importância da formação na aceitação e adopção de FLOSS, bem como analisar a relação das variáveis
envolvidas no processo de aceitação por meio do TAM. Partindo de uma abordagem
quantitativa, foram aplicados dois questionários, pré-formação e pós-formação do
OpenOffice.org Calc, numa amostra de 15 indivíduos de uma instituição
universitária. Os resultados mostraram que a formação contribui de forma positiva
para a aceitação e adopção de FLOSS. Os indivíduos consideraram a formação
importante na aquisição de conteúdos essenciais às tarefas de trabalho. A utilização FLOSS era superior fora do local de trabalho. Os obstáculos apontados ao uso de
FLOSS estão relacionados com questões de padronização e questões de rotina.
Verificou-se um ambiente favorável à sua adopção, caso sejam desenvolvidas
políticas de implementação. A aplicação do TAM permitiu reforçar o papel da
formação na aceitação. A aplicação de mais um questionário após um período de latência seria útil para constatar a eficácia da adopção. The context of economic and financial crisis has increased social inequality. The adoption of FLOSS seems to be an effective solution for organizations because of the characteristics that confer to it importance on digital inclusion, interoperability and security among others. Training has a key role in technology acceptance. One sought to analyze the importance of training in the acceptance and adoption of FLOSS, and analyze the relationship of the variables involved in the process of acceptance by the TAM. From a quantitative approach, two questionnaires were applied, pre-training and post-training OpenOffice.org Calc, to a sample of 15 individuals from university. The results showed that training contributes positively to the acceptance and adoption of FLOSS. Individuals considered the formation important for the acquisition of content essential to work tasks. The use of FLOSS was higher outside the workplace. The obstacles pointed to the use of FLOSS are related to issues of standardization and routine matters. It was shown a favorable environment to their adoption, in situations where implementation policies were developed. The application of TAM enhanced the role of training in acceptance. The application of a questionnaire after a longer latency period would be useful to verify the effectiveness of adoption. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/4210 |
Aparece nas colecções: | BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa tese.pdf | Capa | 40,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Tese MestradoFinal.pdf | Tese final | 898,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Questionário 1[1]-1.pdf | Questionário 1 | 222,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Questionário 2[1].pdf2.pdf | Questionário 2 | 239,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.