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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/4087

Title: O investimento e a estratégia das empresas portuguesas em Moçambique
Authors: Romão, Ana Lúcia da Silva
Advisor: Catroga, Eduardo
Keywords: Investimento Internacional
Investimento Directo Estrangeiro
Estratégia Empresarial
Mercados Alternativos
Internacionalização de Factores,
Moçambique
International Investment
Direct Foreign Investment
Entrepreneurial Strategy
Alternative Markets
International Factor Movements
Mozambique
Issue Date: Oct-1998
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Romão, Ana Lúcia da Silva. 1998. "O investimento e a estratégia das empresas portuguesas em Moçambique". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Potenciar e sustentar, a prazo, a competitividade empresarial pela via da internacionalização é um desafio e uma inevitabilidade, num enquadramento de interdependência das economias, globalização dos mercados e mundialização da concorrência. Num mundo onde a competição é simultaneamente causa e efeito de investimentos adicionais, o envolvimento em negócios internacionais parece ser condição fundamental para atingir uma massa crítica necessária ao sucesso empresarial. Com efeito, a economia portuguesa está presente deste desafio e as empresas nacionais sabem que terão que enfrentar novas realidades, num crescente processo de globalização, em que as novas estratégias a adoptar são factores cruciais da sua dinâmica. Moçambique reúne hoje condições que fazem do país um destinatário privilegiado do investimento português no exterior, podendo as empresas nacionais aí encontrar oportunidades para desenvolver com sucesso a sua competitividade, baseada numa estratégia de liderança ao nível dos custos. Neste contexto, propomos uma abordagem do DDE implementado pelas empresas portuguesas em Moçambique, efectuando uma análise integrada do tema entre 1985 e 1998. Depois de uma reflexão na óptica económica do processo histórico recente de Moçambique, procedemos a uma análise dos principais instrumentos legais de enquadramento e dos incentivos ao investimento, merecendo também o ambiente de investimento atenção especial na estrutura do presente trabalho. Para além de alguma contribuição que venha a ter em termos teóricos, a utilidade deste estudo, ao propor-se identificar tais elementos, reside na possibilidade de poder confrontar as empresas e os potenciais investidores com as realidades macro e micro económicas e em fazer uma análise comparada das várias experiências das empresas que estão já a operar no mercado moçambicano.
In the short term, empowering and supporting the entrepreneurial competition by internationalization is a challenge and inevitable in an interdependent context of economies, globalization of markets and worldview of the competition. In a world where the competition is a simultaneous cause and effect of additional investments, the involvement in international business seems to be a fundamental condition to achieve a critical mass necessary to entrepreneurial success. In this context, the Portuguese economy is aware of this challenge and national enterprises know that they have to face new realities in a growing process of globalization, where new strategies still to adopt are crucial factors of its success. Today Mozambique gathers conditions that make the country a privileged destiny of Portuguese investments abroad, where national enterprises can find opportunities to develop their competition based on the adoption of a cost leader strategy. In this context, we propose a study of direct investment abroad followed by Portuguese enterprises in Mozambique, with an integrated analysis of this theme from 1985 to 1998. Afterwards, we reflect upon Mozambique's recent history in an economic optic, analyzing the most important legal instruments and investments incentives. More than just a theoretical contribution, this study is also important because we can compare enterprises and potential investors with macro and micro realities and we can also make a comparative analysis of various experiences of the enterprises that are already operating in Mozambique's market.
Description: Mestrado em Gestão/MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/4087
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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