UTL Repository >
FA - Faculdade de Arquitectura >
DPAUD - Departamento de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design >
DPAUD - Tese de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3936

Title: Museu. Átrio e identidade
Authors: Simão, Pedro Manuel Rodrigues Moura
Advisor: Loução, Maria Dulce Costa de Campos
Keywords: Fábrica-Reabilitação
Museu Berardo
Arte contemporânea
Átrio
Factory-renovation
Museum Berardo
Contemporary art
Lobby
Issue Date: Jan-2012
Publisher: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citation: Simão, Pedro Manuel Rodrigues Moura - Museu. Átrio e identidade. Lisboa : FA, 2012. Tese de Mestrado
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo a adaptação de uma Instalação para Tratamento de Óleo de Fígado de Bacalhau em Cacilhas, Almada, para uma Extensão do Museu Colecção Berardo, de Arte Contemporânea. Propõe-se uma reflexão e uma clarificação sobre o Átrio do Museu, estruturando-o e resolvendo-o em projecto. Partindo de um breve enquadramento sobre o tema Museus, exerce-se a análise de um conjunto de Museus e de “Anti-Museus” construídos a partir da segunda metade do século XX. Segue-se a caracterização do espaço do Átrio em museus de século XXI, apresentando, por fim, uma descrição da proposta de projecto. Uma proposta de natureza cultural e comercial, de acordo com os desafios propostos para os novos museus do século XXI, separado em dois núcleos: um de “uso público”, comercial, uma construção nova, autónoma, relativa ao átrio e respectivas actividades; outro de “uso semi-público”, cultural, a partir da reabilitação da preexistência e de construção nova adaptadas ao programa museológico. Um projecto que sintetiza uma abordagem teórico-conceptual sobre o papel do Átrio do Museu, procurando conciliar a sua integração na preexistência industrial e, ao mesmo tempo, enfatizá-lo como espaço identitário e identificativo da nova realidade projectual.
ABSTRACT - The following work aims to adapt an Installation for the Treatment of Cod Liver Oil in Cacilhas, Almada, to an extension of the Berardo Collection Museum for Contemporary Art. It is proposed a reflection and a clarification of the Museum Lobby, structuring and solving it in project.Starting with a brief framework on the subject Museums, carries out the analysis of a set of Museums and "Anti-Museums" constructed from the second half of the twentieth century. The following is the characterization of the Lobby in museums of the twenty-first century and a description of the final Project. A proposal based on cultural and commercial policies, according to the new challenges posed to the museums of the twenty-first century, separated into two sections: one with "public use", commercial, a new construction related to the Lobby and its activities; other of "semi-public use," cultural, from the adaptation of the pre-existing building and the new construction to the museum program. A project that synthesizes a theoretical and conceptual approach on the role of the Museum Lobby, trying to integrate it into the industrial pre-existing building and, at the same time, to emphasize it as a space of identity and identification of the new project
Description: Tese de Mestrado em Arquitectura com a especialização em Arquitectura de Interiores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3936
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DPAUD - Tese de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MUSEU - ÁTRIO E IDENTIDADE.pdf27.92 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE