UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/391

Title: Do pensar ao planear : análise das decisões pré-interativas de planejamento de professores de educação física em estágio curricular supervisionado
Authors: Anacleto, Francis Natally de Almeida
Advisor: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Keywords: Decisões pré-interativas
Educação física
Pensamento do professor
Planeamento
Physical education
Planning
Preactive decisions
Teacher thinking
Issue Date: 14-Jul-2008
Abstract: Inicia-se o estudo com a seguinte interrogativa: No âmbito do Pensamento do Professor, quais são as decisões pré-interativas dos professores estagiários do Curso de Educação Física, quando estão a planificar a sua ação educativa? A amostra é de 20 professores em Estágio Curricular Supervisionado. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista retrospectiva. Os resultados são apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento (Preocupações Práticas, Diferenciação do Ensino, Pensamentos Didáticos, Diagnóstico de Alunos, Sistemas Decisorios e Experiência Profissional), ou seja, dentro das áreas de pensamento e/ou momentos de reflexão dos professores, referentes ao processo prévio de ensino. A análise dos resultados, através das entrevistas, seguiu genericamente os dados da literatura, e foi possível constatar a importância que o planeamento tem para estes professores: é uma ferramenta que lhe possibilita autonomia, controle e promove mudanças em suas práticas pedagógicas, permitindo estabelecer suas metodologias, fazer seleção de conteúdos e de atividades pedagógicas mais adequadas a seus alunos segundo o interesse ou suas necessidades e dificuldades.
The study begins with the following interrogative: At the Teacher's Thought scope, which are the preactive decisions of the Physical education beginning teachers, when are they to plan his/her educational action? The sample was 20 teachers in Supervised Practices. For data collection was used retrospective interview. The results are presented in tables, aiming at to organize thought categories (Practical Concerns, Teaching Differentiation, Didactic Thoughts, Students Diagnosis, System to Decide, and Professional Experience), in other words, inside of the thought areas and/or moments of the teachers' reflection, regarding the previous process of teaching. The analysis of the results, through the interviews, proceeded generic the data of the literature, and it was possible to verify the importance that planning has for these teachers: it is a tool that makes possible him/her autonomy, control and it promotes changes in their pedagogic practices, allowing to establish their methodologies, to select contents and of more appropriate pedagogic activities to their students according to the interest or their needs and difficulties.
Description: Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/391
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado_Francis_Natally_Imprimir_Banca.pdf429.38 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE