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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3881

Title: Séries temporais com intervalos-alvo diferentes em tarefas de tapping com crianças : o paradigma de Stevens revisitado
Authors: Santos, Renata Câmara de Oliveira
Advisor: Diniz, Ana Maria Fité Alves
Keywords: Criança
Intervalo-alvo
Processo cognitivo-motor
Sincronização-continuação
Tapping
Variabilidade
Issue Date: 2011
Abstract: A produção de movimentos rítmicos é um tema central de investigação para a psicologia do controle motor. No entanto, os fundamentos dos mecanismos subjacentes aos processos temporais permanecem pouco esclarecidos. Stevens (1886) foi um dos pioneiros nesta investigação, desenvolvendo o procedimento de sincronização-continuação em tarefas de tapping para estudar a percepção do tempo e a variabilidade subjacente. Segundo este autor, a variação das respostas aumenta em concordância com a média. Este estudo teve como objetivo verificar a precisão e a consistência dos intervalos inter-resposta relativos a intervalos-alvo diferentes numa tarefa de tapping com crianças. Vinte e três crianças, sem experiência considerável em atividades rítmicas, realizaram uma tarefa de tapping que consistiu em produzir movimentos de batimento com a mão preferida, com intervalos-alvo apresentados aleatoriamente de 0,400 a 1,200 s com incrementos de 0,100 s. Os resultados mostraram variabilidade entre os intervalos inter-tap, entre os intervalos-alvo e entre os indivíduos. No geral, verificou-se que as crianças tiveram uma tendência para a aceleração e uma maior variabilidade nos intervalos-alvo maiores. Em paralelo, observou-se que algumas crianças obtiveram uma relação linear entre desvio padrão e média, ao passo que outras crianças obtiveram uma relação não linear entre essas medidas, com pontos de inflexão por vezes próximo de 0,800 s. Com base nesses resultados, foi possível considerar para as crianças perfis de precisão e de consistência.
The production of rhythmic movements is a central theme of research for the psychology of motor control. However, the fundamentals of the mechanisms underlying temporal processes remain unknown. Stevens (1886) was one of the pioneers in this research, developing the synchronization-continuation procedure in tapping tasks to study the perception of time and the underlying variability. According to this author, the variation of the responses increases in line with the mean. This study aimed to verify the accuracy and the consistency of the interresponse intervals related to different target-intervals on a tapping task with children. Twenty three children, without considerable experience in rhythmic activities, performed a tapping task that consisted in producing movements with the preferred hand, with target-intervals presented randomly from 0,400 to 1,200 s with increments of 0,100 s. The results showed variability among the inter-tap intervals, the targetintervals, and the individuals. In general, it was found that children had a tendency to accelerate and a larger variability in the larger target-intervals. In parallel, it was observed that some children had a linear relationship between standard deviation and mean, while other children had a non-linear relationship between those measures, with inflexion points close to 0,800 s. Based on these results, it was possible to consider children profiles in terms of accuracy and consistency.
Description: Mestrado em Desenvolvimento da Criança - variante Desenvolvimento Motor
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3881
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