UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3789

Title: O Terceiro corpo na escrita cénica contemporânea : uma proposta de intervenção para a formação do intérprete
Authors: Bucchieri, Jean Paul
Advisor: Oliveira, Ana Maria Macara de
Antunes, David João Neves
Keywords: Consciência
Criação
Dança
Decisão/escolha
Escrita cénica contemporânea
Intérprete
Possibilidade
Responsabilidade
Teatro
Terceiro corpo
Issue Date: 2011
Abstract: Esta dissertação é o resultado de uma experiência prática que se baseia numa reflexão teórica acerca das dificuldades que a formação do intérprete vive actualmente face a todas as interdisciplinaridades dos discursos da criação cénica contemporânea. Vivemos numa época na qual se fomenta a transversalidade das disciplinas artísticas, que coloca questões acerca das definições desde há muito estabelecidas para cada uma: o resultado é uma evidente dificuldade em estabelecer percursos estáveis e assentes em paradigmas credíveis. O estudo foca-se numa proposta de intervenção a partir de um conceito: o de Terceiro Corpo, que pretende ser o lugar de convergência da multiplicidade epistemológica na qual a escrita cénica contemporânea se estabelece. Esta escrita cénica alimenta-se das agitações epistemológicas que criou e com as quais procura fazer perdurar e prolongar os seus percursos. Nesta reflexão investigo os conceitos de disponibilidade — possibilidade — decisão/escolha — responsabilidade — como parte estruturante de uma proposta de intervenção relativa à formação do intérprete procurando libertá-lo da dicotomia tradicional que separa a dança e o teatro e, assim, criar ferramentas através das quais o intérprete consegue responder às propostas do autor, definindo o seu percurso através do desenvolvimento de uma consciência cénica própria. Trata-se de conduzir o intérprete ao estatuto de criador nos processos de construção das obras artísticas que, na escrita cénica contemporânea, desistiram das formatações hierárquicas, instituindo um princípio de igualdade, desejando alcançar a emancipação. Procuro estruturar uma proposta de intervenção que reforce no intérprete o conceito de «posicionamento perante os saberes» nos quais é convocado a participar.
This dissertation is the result of practical experience grounded on a theoretical reflection around the difficulties of preparing an interpreter faced with the current interdisciplinarity of contemporary creation discourse. The era we live in leads to a transversality of disciplines that challenges their long-established definitions: the result is a difficulty in establishing clear approaches based on credible paradigms. This study is focused on a Intervention Proposal based on a new concept: that of the Third Body. This is the place of convergence of epistemological confusion in which contemporary scenical writing is rooted. Scenical writing feeds off the epistemological quakes it creates and which it seeks to maintain and extend its pathways. In the present study, availability — possibility — decision/choice — responsibility are explored as underlying concepts of an Intervention Proposal for the preparation of the interpreter. The aim of such a proposal would be to enable the interpreter to free him or herself of the traditional dichotomy separating dance and theatre, and thus to produce the tools through which the interpreter is able to respond to the author’s proposals, defining his or her own way to develop an individual scenical awareness. The purpose is to enable the interpreter to access the status of creator in the process of developing artistic works which, in contemporary scenical writing, are devoid of any hierarchical framework and which establish a principle of equality leading to emancipation. This intervention proposal strengthens the interpreter’s ability to understand the concept of «taking a stand with regard to all fields of knowledge».
Description: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3789
Appears in Collections:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE DEFINITVA.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE