UTL Repository >
FA - Faculdade de Arquitectura >
DPAUD - Departamento de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design >
DPAUD - Tese de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3666

Title: Desenvolvimento de uma metodologia projectual participativa. Estudo da sua aplicabilidade num cenário tipo
Authors: Guerreiro, Verónica Maria Revez
Advisor: Almendra, Rita Assoreira
Keywords: Design participativo
Processo criativo
Técnicas de geração de ideias
Participation design
Criative process
Idea-generation techniques
Issue Date: Jun-2011
Publisher: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Citation: GUERREIRO, Verónica Maria Revez - Desenvolvimento de uma metodologia projectual participativa. Estudo da sua aplicabilidade num cenário tipo. Lisboa : FA. 2011.Tese de Mestrado
Abstract: Este trabalho reflecte uma abordagem teórico-prática a uma metodologia projectual participativa concebida com o intuito de concretizar em simultâneo dois objectivos específicos: contribuir para o aumento da motivação e do interesse dos alunos no progresso da sua aprendizagem escolar e social, utilizando como processo o acto de design; e recolher dados sobre um determinado tema com o objectivo de beneficiar o designer na fase de conceptualização dos seus projectos. O resultado prático desta metodologia projectual participativa é a geração de um conjunto de directrizes para a realização de um workshop composto por sessões participativas, nas quais se adapta um alinhamento destinado a participantes dos 8 aos 14 anos. Esta metodologia projectual participativa é também um exemplo de como o acto de design se pode transformar num objecto em si, constituindo-se no próprio produto/serviço que se pretendia criar. O produto final desta transformação sobressai também como um exemplo prático da utilização do design para gerar valor social e pedagógico.
ABSTRACT - This work consists of a theoretical-practical approach to a participatory Project methodology conceived with the goal of fulfilling two specific aims simultaneously: to foster motivation and interest on the part of young students in the development of their academic and social learning, using the act of design as a process; and to gather data about any given topic with the goal of benefiting the designer during the conceptualization stage of their projects. The practical outcome of this participatory project methodology is the generation of a set of guidelines for the creation of a workshop made of participation sessions, in the course of which a sequence of exercises aimed at 8-14 year-old participants is adapted. This participatory design methodology is also an example of how the act of how the act of design can turn into an object in itself, becoming the very product/stroke meant to be created in the first place. The final product of this transformation also stands out as a practical example of the utilization of design to generate social and pedagogical value.
Description: Tese de Mestrado em Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3666
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DPAUD - Tese de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DOCUMENTO_FINAL_VG_MPP.pdf24.28 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE