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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3630

Title: O impacto da inovação na estratégia e competitividade das empresas : o caso da distribuição e logística em Portugal
Authors: Bastos, Alexandre Manuel Marques Antunes
Advisor: Louçã, Francisco
Keywords: logística
tecnologias de informação
distribuição
inovação
cadeia de fornecimento logística
comércio a retalho e grossista
logistics
information technology
distribution
innovation
supply logistics chain
retail and wholesale trade
Issue Date: Oct-1997
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Bastos, Alexandre Manuel Marques Antunes. 1997. "O impacto da inovação na estratégia e competitividade das empresas : o caso da distribuição e logística em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: Este trabalho de investigação tem como objectivo avaliar o impacto da inovação nas empresas de distribuição e logística em Portugal na área alimentar, compará-lo com empresas semelhantes no Reino Unido e projectar o caminho que as empresas portuguesas ainda deverão percorrer numa área de tão grande importância para a economia nacional. A inovação ao atravessar toda a extensão da cadeia de valor de uma empresa vai dotar as organizações de competências que permitem realizar os seus objectivos com maior eficácia. Os progressos tecnológicos e de organização, em particular os das tecnologias de informação, têm tido consequências importantes na distribuição e logística tendo sido provavelmente os mais importantes a introdução do código de barras, a leitura óptica e a transferência electrónica de fundos. Este estudo terá assim três etapas: na primeira, faz-se uma abordagem teórica recorrendo a bibliografia da economia de inovação. Numa segunda etapa, discute-se o conceito de logística, a sua evolução histórica e enquadramento no universo empresarial, e descreve-se o sector da distribuição na Europa e em Portugal. Por fim, uma aplicação prática ao caso português através de um inquérito ao sector grossista de base alimentar, de forma a identificar o impacto da inovação neste tipo de empresas.
The main purpose of this research is to evaluate the impact of innovation in distribution and logistics on companies in food industry, comparing these kinds of companies with similar ones in the United Kingdom and projecting the ways that Portuguese companies should proceede in order to improve our national economy. Technological innovation pervades in all chain value of the company and causes an increase in competency for optimum performance. Technological and organizational progress, especially information technology is producting important consequences on distribution and logistics, probably the most important being effected by the bar code, scanners and electronic funds interchange. This thesis is made up of three main sections: the first one consists of a theoretical analysis based on bibliography on the economy of innovation. The second one includes the concept of logistics, including its historical evolution, its framing in the business universe and describes the sector of distribution in Europe and in Portugal. The last one, includes a practical study based on an inquiry lead to the food wholesalers sector. The purpose of this study is to identify the impact of innovation in these kinds of companies.
Description: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3630
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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