UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3577

Title: El uso de recursos tecnológicos por parte de los docentes de grupos diferenciales de la comuna de Chillán : software educativo abecedario letrado y su utilización
Authors: Aburto Godoy, Raquel Auristela
Advisor: Gallego Gil, Domingos
Keywords: Formação de professores de educação especial
Necessidades educativas especiais
Software educativo
Tecnologias da informação e comunicação
Issue Date: 2011
Abstract: Actualmente, 39 turmas de educação especial da cidade chilena de Chillán utilizam o Software educativo “Abecedário Letrado” no apoio de estudantes com problemas de aprendizagem. No ano de 2008 - 2009 foi realizada uma investigação para determinar se o Software mencionado melhorava a compreensão de leitura em alunos de terceiro e quarto anos, concluindo-se que a compreensão de leitura efectivamente melhorou. Agora, nesta nova pesquisa quantitativa, pretende-se analisar, a partir da perspectiva do professor especialista, qual o impacto na sua utilização deste Software. O instrumento utilizado para a recolha de dados consistiu numa pesquisa, que foi aplicada a todos os professores especialistas que trabalharam com o Software “Abecedário Letrado” no primeiro inquérito. A análise dos resultados facultará um panorama real da utilização dos recursos do computador, mais especificamente o Software ABC, bem como matéria para implementar melhorias a este recurso.
Currently, 39 groups of education in the city of Chillán, Chile which comply with students with learning problems, use the educational software “Abecedario Letrado”. During the year 2008 - 2009 a research was carried out to determine if the software improved reading comprehension in students of third and fourth grade, resulting in improved reading comprehension. Now, in this new quantitative research, we want to analyze from the perspective of specialist teachers, the impact it has had to use the software on their part. The instrument used for data collection corresponds to a questionnaire, which was applied to all specialist teachers who worked with the software called “Abecedario Letrado” in the first investigation. The analysis of results will allow us to have a true picture of the use of computer resources, specifically of the Software “Abecedario Letrado” so that we can implement improvements to this resource.
Description: Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3577
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mime_AG.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE