UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3541

Title: Inclusão digital das pessoas mais velhas : uma experiência de acções de formação nos Espaços Internet em Portugal
Authors: Mortari, Fabio Augusto Ericsson
Advisor: Ferreira, Carlos Alberto Rosa
Keywords: Acção de formação
Espaços Internet
Idosos
Inclusão digital
Issue Date: Jul-2011
Abstract: Actualmente as pessoas mais velhas estão entre as mais excluídas digitalmente. Investigamos numa rede de 38 Espaços Internet, como estas pessoas que frequentaram acções de formação introdutórias conseguiram, ou não, efectivar a sua inclusão digital. Procuramos verificar se o género, a idade ou a escolaridade tem influência na aquisição das habilidades digitais necessárias a utilização da Internet e na efectiva inclusão digital. Participaram do estudo 135 pessoas com 55 anos ou mais que frequentaram uma das 65 acções de formação com 10 horas entre 17 de Novembro e 31 de Dezembro de 2009. Foram realizados 3 inquéritos através de questionários. O primeiro aplicado no início da acção de formação, o segundo aplicado ao término da acção de formação e o terceiro aplicado seis meses após as acções de formação. Dos dados obtidos pudemos inferir que a escolaridade tem influência na aquisição das habilidades digitais, mas a escolaridade, a idade ou o género não influenciam a efectivação da inclusão digital. Encontramos uma relação directa entre as pessoas que avaliaram-se autónomas para 5 dos 10 procedimentos mais utilizados na formação e a utilização da Internet após seis meses. O terceiro questionário revelou que 79% dos inquiridos utilizam a Internet.
Today older people are among the most digitally excluded. We investigated at a 38 Internet Spaces, how older people who attended in training courses succeeded, or not, his digital inclusion. We look for the gender, age or educational level influences the acquisition of digital skill necessary to use the Internet and effecting digital inclusion. The study included 135 persons age 55 or older who attended one of 65 training courses with 10 hours between November 17 and December 31, 2009. Three surveys were conducted through questionnaires. The first applied at the beginning of training, the second applied at the end of training course and the last, applied six month after ended the training course. From the data obtained we conclude that the educational level has influence on the acquisition of digital skills, but educational level, age or gender do not influence the effectiveness of digital inclusion. We found a direct relation between people who rated themselves to autonomous in 5 of 10 procedures commonly used in training and Internet use after six months. The third survey revealed that 79% of respondents use the Internet.
Description: Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3541
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Inclusão digital das pessoas mais velhas_Uma experiência de acções de formação nos Espaços Internert em Portugal- final.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE