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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3490

Title: Quota de mercado e o seu impacto na rentabilidade bancária: caso do mercado bancário nacional
Authors: Sá, Cláudio Jorge Martins de
Advisor: Barroso, Maria de Nazaré
Keywords: QM
return on equitiy
activo líquido
crédito a clientes
recursos de clientes
postos de atendimento
Market share
net assets
loans to customers
deposits from customers
service points
Issue Date: 2011
Citation: Sá, Cláudio Jorge Martins de. 2011. "Quota de mercado e o seu impacto na rentabilidade bancária: caso do mercado bancário nacional". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: O presente estudo de investigação científica possui uma evidente importância no contexto bancário nacional, visto que este permite prover uma orientação estratégica aos gestores destas instituições, em termos de QM e da forma como esta poderá (ou não) influenciar a rendibilidade das suas instituições, através de uma observação exploratória da temática evidênciada. No desenvolvimento deste foi elaborada uma pesquisa profunda sobre as implicações que a QM possui na rendibilidade das instituições, não só sobre o caso concreto da indústria bancária mas também sobre uma panóplia de sectores de actividade, de forma a obter uma perspectiva global da temática, tendo tal proporcionado a base empírica necessária para a realização de várias inferências estatísticas pretendidas. O propósito das inferências realizadas visa alcançar o objecto em estudo, ou seja, a análise do potencial relacionamento entre a QM, em termos de activo líquido, crédito a clientes, recursos de clientes e postos de atendimento e o return on equitiy das instituições bancárias nacionais e as suas implicações estratégicas. Para tal foram recolhidos dados económico-financeiros do mercado bancário nacional, concretamente, das instituições bancárias nacionais, da base de dados da Associação Portuguesa de Bancos nos exercícios económicos entre 2004 e 2009. As diversas inferências estatísticas realizadas permitiram aferir a mesma conclusão, a qual postula a inexistência de qualquer tipo de associação, directa, entre a QM e o return on equitiy das instituições bancárias, em todas as vertentes de QM e em todos os exercícios económicos analisados. As conclusões elaboradas permitem fornecer linhas de actuação credíveis às instituições bancárias, que pela direcção e intervenção dos seus gestores, necessitam de uma orientação estratégica extraordinariamente bem delineada, de forma a minimizar os impactos da conjuntura económico-financeira, não só em termos nacionais, mas também em termos internacionais.
This research study has an obvious importance in the national banking system, since it allows to provide strategic guidance to the managers of these institutions in terms of market share and how it may (or not) influence the profitability of their institutions, through an exploratory observation of the issue highlighted. In developing of this, a deep research about the implications of market share in the profitability of the institutions was done, not only about the case of the banking industry but also about a large range of sectors, in order to obtain an overview of the issue, and this provide the empirical basis to process various statistical inferences wanted. The purpose of inferences aims was to achieve the object of study, this is, the analysis of the potential relationship between the market share in terms of net assets, customer loans, customer resources and service centers and the return on equity of national banking institutions and their strategic implications. For that were collected economic and financial national banking market data, specifically, the national banking institutions, on the database of the Portuguese Association of Banks in the financial years between 2004 and 2009. The statistical inferences realized enabled to measure the same conclusion, which postulates the absence of any direct association between the market share and return on equity of banking institutions in all aspects of market share and in all accounting periods analyzed. The conclusions provide a line of action for the manager of the banking institutions, because they need a extraordinarily well designed strategic to minimize the impacts of economic and financial climate, not only nationally, but also in international terms.
Description: Mestrado em Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3490
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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