UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3422

Title: Fenómenos de ciclicidade nas dinâmicas de crescimento do leasing e do factoring
Authors: Gomes, Patrícia Rodrigues
Advisor: Lopes, José Dias
Keywords: Leasing
Factoring
ciclicidade
dinâmica da economia
dinâmica do negócio do leasing e do factoring
cyclicity
dynamic economy
dynamics of the business of leasing and factoring
Issue Date: Jun-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Gomes, Patrícia Rodrigues. 2011. "Fenómenos de ciclicidade nas dinâmicas de crescimento do leasing e do factoring". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Os profissionais do sector do negócio do leasing e do factoring defendem que há um GAP temporal entre a dinâmica de evolução da economia e as dinâmicas de evolução do leasing e do factoring. Em que a relação entre a dinâmica da economia e a dinâmica do negócio do leasing é de pró-ciclidade e a relação entre a dinâmica da economia e a dinâmica do factoring é de contra-ciclo. Desta forma, o presente estudo tem como objectivo perceber em que medida o comportamento da economia e as suas alterações se relacionam ou interferem no comportamento do negócio do leasing e do factoring. Para responder a este objectivo a análise foi realizada com recurso a variáveis, que melhor caracterizam a economia, o leasing e o factoring, com uma base temporal de 1982 a 2009. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, e tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, recorreu-se à análise estatística-econométrica. Os resultados obtidos mostram que existe pró-ciclicidade na dinâmica da economia e do negócio do leasing, no entanto quanto ao negócio do factoring os resultados não foram os esperados, ou seja, não se verificou fenómeno de contra-ciclo.
Experts in leasing and factoring business claim that there is a temporal GAP in between the economy evolution's dynamics and factoring and leasing evolution's dynamics. Considering this, the relationship between economy's dynamics and leasing business is pro-cyclical, while the relationship between economy's dynamics and factoring business is counter-cyclical. This study's aim is understanding to which extent the economy's behavior and its changes are connected or interfere with leasing and factoring business' behavior. In order to achieve this goal, the analysis has been made considering a set of time variables, which describe the economy in the best way, with a time series from 1982 to 2009. A statistic-econometric analysis has been used in order to test the given hypothesis empirically, considering the complexity of the issue. The results obtained from this analysis show that between economy dynamics and leasing business a pro-cyclical relationship does exist. Concerning the factoring business, no counter-cyclical relationship evidence has been found.
Description: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3422
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fenómenos de Ciclicidade nas Dinâmicas de Crescimento do Leasing e do Factoring.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE