UTL Repository >
ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas >
BISCSP - Biblioteca do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas >
BISCSP – Teses de mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3406

Title: O mundo da criança: análise da publicidade televisiva a brinquedos
Authors: Nobre, Ana Lúcia Maurício
Advisor: Silvestre, Maria João Cunha
Keywords: Publicidade
Criança
Desenvolvimento da criança
Televisão
Publicidade televisiva
Brinquedo
Advertising
Children
Children development
Television
Television advertising
Toys
Issue Date: 27-Jun-2011
Publisher: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citation: NOBRE, Ana Lúcia Maurício - O mundo da criança: análise da publicidade televisiva a brinquedos [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2011. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3406>.
Abstract: O objectivo deste estudo é identificar as principais caraterísticas dos anúncios televisivos a brinquedos. Procurámos perceber como é que se processa o desenvolvimento da criança, qual a importância do brinquedo nesse processo, para entender como é que a publicidade, especialmente a emitida pela televisão, a pode influenciar e quais as reacções da criança à publicidade. Foram utilizadas dois tipos de análise: a Análise de Conteúdo, para compreender e identificar as características dos anúncios referidos e quais os brinquedos mais relevantes, através da análise a 61 anúncios a brinquedos emitidos em Novembro de 2009, pela SIC; na Análise Secundária de Fontes Oficiais foram utilizados os dados da Marktest para percebermos, ao nível de investimento, a importância do sector dos brinquedos. Concluímos que neste tipo de anúncios o discurso é emotivo, havendo sempre música e narrador. As crianças são uma presença frequente, assim como os desenhos animados e o manuseamento do produto. O tema e o brinquedo mais relevante varia consoante o género do destinatário. Relativamente ao mercado publicitário, este sector não tem muita expressão. Numa sociedade onde a publicidade é uma presença constante os pais e escolas desempenham um papel fundamental na preparação das crianças para esta realidade.
The aim of this study is to identify the main features of television toy’s advertisements. We tried to understand the process of child development, the role of toys in it, in order to understand how can advertising, specially the one viewed on television, influence children and how they react to it. Were used two types of analysis: content analysis, to understand and identify the features of these advertisements and also which are the most relevant toys, through the analysis of 61 toy’s advertisements, broadcasted in November 2009, by SIC; in the secondary analysis of official statistics, were used the data of Marktest in order to realise, through the investment, the importance of toys in the advertising market. We conclude that these type of advertisements have an emotional speech, also the presence of music and a narrator are always there. Children, cartoons and handling the product are other features that appear in them very often. The theme and the most relevant toys depends on the gender of the children. Regarding the advertising market this sector as little expression. In a society were advertising is everywhere parents and schools play a key role in preparing children for this reality.
Description: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3406
Appears in Collections:BISCSP – Teses de mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Abstract.pdf9.14 kBAdobe PDFView/Open
O Mundo da Criança - Análise da Publicidade Televisiva a Brinquedos - capa.pdf43.02 kBAdobe PDFView/Open
Resumo.pdf11.17 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1 - ContratoConcessaoServicoPublicodeTv.pdf159.96 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 - Lei_TV_27-2007.pdf250.89 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 - Ranking Audiência Imprensa2010.pdf59.28 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4 - Circulação TV7Dias.pdf337.46 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 5 - Audiência Jornal da Noite SIC 06Fev2011.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 6 - CONDIÇÕES COMERCIAIS PARA 2009.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 7 - Informação do Relatório MMW 2009.pdf8.15 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 8 - Lista anúncios do corpus de análise.pdf13.42 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 9 - Grelha de Programação semana 47 2009.pdf86.99 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 10 - Tabela de Preços RTP1 2009.pdf73.13 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 11 - Tabela de Preços SIC2009.pdf212.33 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 12 - Tabelas de Preços TVI 2009 _2_.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 13 - Ficha Técnica Audiometria Marktest _2_.pdf43.56 kBAdobe PDFView/Open
O Mundo da Criança - Análise da Publicidade Televisiva a Brinquedos.pdf467.38 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE