UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3394

Title: Recrutamento nas redes sociais on-line
Authors: Gomes, Ana Filipa Pinho
Advisor: Kovács, Ilona
Keywords: Redes Sociais
Recrutamento
Selecção
Redes Sociais on-line
Recrutamento online
Network
Recruitment
Selection
Online Social Network
Online Recruitment
Issue Date: Apr-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Gomes, Ana Filipa Pinho. 2011. "Recrutamento nas redes sociais on-line". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: No desenvolvimento deste trabalho pretendeu-se compreender o fenómeno do recrutamento nas redes sociais online. A primeira parte do trabalho incide sobre a revisão da literatura referente aos conceitos de redes sociais, recrutamento e selecção, recrutamento através das redes sociais, redes sociais online e recrutamento nas redes sociais online. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico baseado em informações obtidas através de entrevistas semi-estruturadas a gestores de recursos humanos responsáveis pelo recrutamento, bem como entrevistas a candidatos a emprego por via das redes sociais on-line. Este estudo permitiu concluir que o recrutamento nas redes sociais online é um fenómeno recente, pelo que nem todas as suas potencialidades estão desenvolvidas. Os gestores de recursos humanos referem esta nova ferramenta como um facilitador e acelerador do processo de recrutamento, sendo que é encarada como um complemento aos outros métodos e não como substituição. Os candidatos a emprego que utilizam as redes sociais online referem as redes sociais como uma ferramenta de marketing pessoal e que os põe em contacto com um número elevado de empresas e ofertas de emprego.
The aim of this work is to understand the recruitment phenomenon in online social networks. The first part of the work is about a review of the literature regarding social network concepts, that is, recruitment and selection, recruitment through social network, online social network and recruitment through online social network. The second part presents the empirical study based on information got from semi-structured interviews to Human Resources managers, who are responsible for the recruitment, and on the other hand to applicants for a job through online social network. From this study, we can conclude that the recruitment through online social network is a recent phenomenon which does not develop all the potentialities. Human Resources managers refer to that new tool as a facilitator and accelerator of the recruitment process, and it is considerated as a complement of other methods and not a replacement. The applicants for a job that use the online social network refer to it as being a personal marketing tool that enables them to be in contact with many enterprises and jobs.
Description: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3394
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Recrutamento redes sociais on-line.pdf773.29 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE