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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3385

Title: A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social
Authors: Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira
Advisor: Veríssimo, José Manuel
Keywords: Instituições sem fins lucrativos
Instituições Particulares de Solidariedade Social Portuguesas
Orientação para o mercado
Beneficiários
Nonprofit organizations
Portuguese Private Organizations of Social Solidarity
Market Orientation
Users
Benfeitores
Donors
Issue Date: Feb-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Lourenço, Marta Maria Abreu Oliveira. 2011. "A orientação para o mercado nas instituições sem fins lucrativos: o caso das instituições particulares de solidariedade social". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: A utilização do Marketing no sector não lucrativo é cada vez mais importante e notória nas organizações sem fins lucrativos. Embora ainda haja pouca investigação nesta área, a introdução das ferramentas do Marketing nestas organizações, como a orientação para o mercado, tem sido alvo de boas críticas pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Neste estudo foi considerado o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) portuguesas, e foi avaliada a sua orientação para o mercado nas perspectivas dos dois maiores grupos de intervenientes: beneficiários/utentes e benfeitores. A recolha dos dados foi conseguida pela utilização da metodologia quantitativa, através da qual foi enviado, por e-mail, um questionário para as IPSS portuguesas. Os resultados mostraram que as IPSS portuguesas estão orientadas para o mercado tanto na perspectiva dos benfeitores como na dos beneficiários, evidenciando um comportamento mais proactivo em relação a este último grupo. Não se verificaram diferenças significativas na orientação para o mercado das IPSS estudadas, tendo em conta algumas das suas características, como a sua área de actuação, o número de beneficiários, o número de voluntários e a fonte de recursos.
The use of marketing in the nonprofit sector is increasingly important and prominent in nonprofit organizations. While there is still little research in this area, the introduction of marketing tools in these organizations, as market orientation, has received good critics by the benefits that are recognized. This study is about specific case of Portuguese nonprofit organizations (NPOs), called private organizations of social solidarity (IPSS), and aims to ascertain the existence of market orientation in both users and donors perspectives. Data collection was achieved by using the quantitative methodology and a survey was sent to Portuguese IPSS, by e-mail. The results demonstrate that Portuguese IPSS are, in fact, market oriented to both users and donors, revealing a more proactive behavior in relation to their users. No significant differences were found in market orientation of the studied IPSS, taking into account some of its characteristics, as its area of operation, the number of users, the number of volunteers and their method of collecting funds.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3385
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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