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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3354

Title: Modelo de atendimento às necessidades educativas especiais baseado na tecnologia : estudo de caso centrado em alunos com baixa visão
Authors: Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Advisor: Silva, Maria Leonor Frazão Moniz Pereira da
Keywords: Acessibilidade
Deficiência visual
Ensino superior
Igualdade de oportunidades
Inclusão
Modelos de deficiência
Acessibility
Disability models
Equal opportunities
Higher education
Inclusion
Visual impairment
Issue Date: 2011
Abstract: A problemática desta dissertação situa-se no acesso à educação universitária das pessoas com deficiência visual, como uma das formas de assegurar a sua participação na Sociedade. Sendo o objectivo deste trabalho, conceber um Modelo de Apoio para responder às necessidades dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior Português, foram desenhados quatro estudos: (1) “Dificuldades de acesso à informação visual do Multibanco”; (2) “Acessibilidade dos sites das Universidades Públicas Portuguesas”; (3) “Acessibilidade dos sites das Universidades Europeias” e (4) “Barreiras e facilitadores na perspectiva dos alunos universitários com deficiência visual”. Os estudos tiveram metodologias distintas mas todos os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial, no sentido de identificar as características individuais e dos factores externos, influenciadores do percurso e do sucesso académico dos alunos universitários com deficiência visual. A idade, o grau de visão, o género e os apoios recebidos foram os factores mais marcantes. Como conclusão é apresentado um modelo, relevando três áreas fundamentais - acessibilidade, inclusão e investigação – e considerando, também, as três orientações a seguir: apoio aos candidatos, acompanhamento aos estudantes e a preparação para o mercado de trabalho.
This work focuses on higher education access for visual impaired people as a way to ensure their contribution to the Society. The main purpose is to establish a supporting model to meet the visual impaired students’ needs in the Portuguese higher education context. To accomplish this, four studies were conducted: (1) “ATM visual information access difficulties”; (2) “Portuguese Public Universities sites Accessibility”; (3) “European Universities sites Accessibility” and (4) “Barriers and facilitators in the visual impaired students’ perspective”. The studies had distinct methodologies yet all data was submitted to descriptive and inferential statistics techniques, in order to identify the students’ characteristics that have influenced their responses and their level of success. Age, degree of impairment, gender and support received were the major factors. We conclude the work with the description of the supporting model: three key areas - access, inclusion and research - in three principles: support for applicants, counseling and preparing students for the labor market.
Description: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3354
Appears in Collections:EER - Teses de Doutoramento
BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

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