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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3336

Title: Design de moldes para posturas de dança. Esculturas com movimento
Authors: Sargento, Ana Margarida Marques
Advisor: Simões, Inês da Silva Araújo
Keywords: Escultura
Dança
Design de moldes
Postura de trabalho
Dance
pattern design
Working position
sculture
Issue Date: Dec-2010
Citation: SARGENTO, Ana Margarida Marques - Design de moldes para posturas de dança. Esculturas com movimento. Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestrado.
Abstract: Esta investigação consiste num estudo do corpo do bailarino, das posturas de trabalho que este possa adoptar e da reprodução destas em peças de roupa que o obriguem a adoptar as mesmas posturas quando as veste. Abordamos ainda o estudo anatómico do corpo, a evolução do corpo dançante e a relação entre o corpo e roupa, fazendo o paralelismo entre a peça de roupa e a escultura. Apropriámo-nos do corpo da bailarina Cinira Macedo como caso de estudo, pedindo-lhe para o experimentar relativamente às articulações e segmentações do mesmo, resultando esta experimentação na selecção de duas posições, diferentes daquela que conhecemos como anatómica, estas foram analisadas a nível anatómico e seguidamente reproduzidas através da modelagem convencional aliada a metodologias de adaptação da peça de roupa à postura de trabalho. A partir os resultados finais respondemos à questão: Será que a roupa feita a partir de um molde projectado para uma determinada postura de trabalho obriga o corpo a adoptar automaticamente essa postura no momento em que a veste? As peças que resultaram desta investigação reproduziram as posições analisadas não só em termos miméticos – se nos apropriarmos das mesmas como objectos escultóricos – mas também ao nível mecânico, obrigando o corpo a reproduzir as posições em questão aquando do fechamento da peça sobre o mesmo.
This research consists in the study of the dancer’s body, the working postures that the dancer can adopt, and also in their reproduction in clothing forcing the dressed body to assume the same postures. We consider the anatomic study of the body, the evolution of the body of the dancer as an instrument, as well as the relation between body and clothing by making a parallel between clothing and sculpture. We took the body of the dancer Cinira Macedo as a case study and asked her to experience it in terms of its articulations and segments, which resulted in our selection of two body positions that are different from the one we know as anatomic. The chosen positions were analyzed regarding their anatomical structure and were then reproduced in drawings made according to conventional pattern design and to techniques devised for the adjustment of clothing patterns to a working posture. The final results allowed us to answer the following research question: Does clothing made from a pattern designed for a specific working position force the body to automatically adopt the same position the moment the body puts the garment on? The results were able to reproduce the studied positions not only presenting a similar figure – if we consider the results as sculptural pieces – but also in a mechanic level, imposing the body to reproduce the same positions when it puts on the garments.
Description: Tese de Mestrado em Design de Moda
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3336
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DHTAUD - Teses de Mestrado

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