UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3333

Title: Factores que influenciam o alinhamento da estratégia de negócio com a estratégia de sistemas de informação no sector bancário
Authors: Carrasqueira, Isabel Alexandra de Jesus
Advisor: Reis, António Palma dos
Keywords: estratégia
planeamento estratégico
perfis estratégicos
analisadores
defensores e prospectores
alinhamento da estratégia
factores que influenciam o alinhamento
strategy
strategic planning
strategic profiles
analysers
defenders and prospectors
strategy alignment
factors that influence the alignment
Issue Date: Mar-2008
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Carrasqueira, Isabel Alexandra de Jesus. 2008. "Factores que influenciam o alinhamento da estratégia de negócio com a estratégia de sistemas de informação no sector bancário". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Para uma consolidação dos conceitos de estratégia no mundo empresarial foi desenvolvido o presente estudo, o qual versa sobre a importância que os Sistemas de Informação (SI), e o seu alinhamento com a estratégia global desempenham na actividade bancária. Neste sentido, é importante referenciar não só os conceitos de estratégia de SI, mas também o entendimento de planeamento estratégico de SI, que em conjunto com o crescente aumento da competitividade e exigências dos clientes, vêm reforçar a importância do alinhamento entre as estratégias de negócio e as estratégias de SI. Este ponto é vital para a sobrevivência das organizações do sector bancário atendendo ao forte e continuo investimento em Tecnologias de Informação (Tl). A análise dos atributos estratégicos das organizações e consequentemente a compreensão de qual o seu perfil estratégico, culmina com a constatação de existência ou não de alinhamento entre a estratégia de negócio e a estratégia de SI. Além deste primado, no presente estudo sào identificados, também os factores que influenciam a existência ou não desse alinhamento com a estratégia global. Os perfis possíveis a identificar (prospector, analisador e defensor) são utilizados depois nos dois casos de esUido. cujo objecto visa classificar o perfil estratégico das instituições bancárias seleccionadas, assim como identificar os factores que influenciam o respectivo alinhamento estratégico. Foi, por isso. elaborado e aplicado um questionário ao gestor de negócio e ao gestor de SI, com intuito de se atingir o objectivo final da investigação: identificar, depois de classificados os perfis estratégicos, os factores potenciadores e inibidores do alinhamento e que podem influenciar o alinhamento de curto e longo prazo. Verificou-se que existem dois perfis distintos na estratégia de negócio e de SI para as entidades bancárias A e B, concluindo-se que, apesar de existirem atributos alinhados, nenhuma destas entidades bancárias está alinhada.
This research was developed to foster a better understanding, of the business strategy related concepts through the analysis of the relevance of IS/IT. and of its alignment with the business strategy in the banking industry. To accomplish that we must consider not only the concepts of IS/IT strategy, but also the IS/IT strategy planning thai, together with the inward competitiveness and cosrumer requirements, stress the relevance of the alignment between business strategy and IS/IT strategy. This alignment is critical to the success and survival of the firms in the banking industry, since the investments on IS/IT is large and continuous. The aspects that influence the strategic alignment should be analyzed and managed jointly for a continuous alignment between business strategy and IS/IT strategy. The anahsis of the strategic attributes of organizations and consequent strategic proliles culminates with the existence, or not. of alignment with the global strategy. The possible profiles to identify (prospectors, analysers and defenders) are used in two cases of study, where it is wanted to classify strategic profile of the banking institutions that were selected, as well as identifying the factors that influence strategic alignment. In this direction, a business-oriented questionnaire was elaborated and applied to the business manager and IS/IT manager, to reach the final objective of the research: identify, given the strategic profiles, which factors enables and which factors inhibit the alignment that they influence at short and long stated of period. The existence of two distinct profiles in the strategic of business and IT in banking entities A and B gave evidence that none of these banking institutions were lined up.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3333
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DM-IAJC-2008.pdf5.07 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE