UTL Repository >
ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas >
BISCSP - Biblioteca do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas >
BISCSP – Teses de mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3316

Title: A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade
Authors: Cebolais, Rita Isabel Duarte
Advisor: Núncio, Maria José da Silveira
Keywords: Escola
Família
Aluno
Relação Escola-Família
Parceria
Participação
Comunicação
School
Family
Student
School-Family relationship
Participation
Communication
Issue Date: 3-May-2010
Publisher: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Citation: CEBOLAIS, Rita Isabel Duarte - A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d'Andrade [Em linha]. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2010. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.5/3316>.
Abstract: Este trabalho pretende contribuir para o estudo da Relação Família-Escola, sob o ponto de vista de Alunos, Enc. Educação e Directores de Turma. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico em que é apresentado o conceito “Relação Escola-Família”; as abordagens teóricas ao tema; a comunicação Família-Escola e Escola-Família; a participação da Família na Escola; a participação da Escola no incentivo à relação com a Família; as dificuldades na relação Família-Escola e Escola-Família, e o papel da criança nesta relação. A Escola E. B. 2, 3 Dr. Ruy d‟Andrade faz parte do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha, que tem características e necessidades específicas. Porque o concelho em que se insere tem características especiais, é feita uma breve caracterização. O Estudo Empírico foi realizado através de questionários auto-administrados. As principais conclusões são:  Existe uma fraca relação Família-Escola;  Falta formação aos Professores sobre este tema;  Deficientecomunicação entre Escola e Família;  Reduzida participação dos Enc. Educação na Escola;  As características sociais dos alunos e das famílias podem influenciar a relação;  As ideias pré-concebidas e os “vícios” dos Directores de Turma podem influenciar a relação;  As características sociais e demográficas do concelho podem condicionar a relação
This work aims to contribute to the study of Family-School relationship, from the point of view of Students, Parents and the Directors of Class. The exploratory analysis of the readings yielded a theoretical framework in which the concept is presented "School-Family relationship"; theoretical approaches to this theme; communication Family-School and School-Family, Family participation in School, School's participation in encouraging relationship with the family, the difficulties in the Family-School and School-Family relationship, and the role child‟s role in this relation The School E. B. 2, 3 Dr. Ruy d„Andrade is part of “Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha”, which has characteristics and needs. Because the municipality where is inserted has special characteristics, is made a brief characterization. The empirical study was conducted through self-administered questionnaires. The main conclusions are:  There is a weak Family-School relationship;  Lack training of teachers on this subject;  Poor communication between school and family;  Low participation of Parents in School;  The social characteristics of students and families may influence the relationship;  The pre-conceived ideas and the "vices" of the Directors of the Class may influence the relationship;  The social and demographic characteristics of the municipality may condition the relationship
Description: Dissertação de Mestrado em Política Social
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3316
Appears in Collections:BISCSP – Teses de mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A valorização da Relação Família-Escola - Rita Cebolais.pdf4.22 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE