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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3272

Title: Estilos de tomada de decisão : o professor de educação física e desporto, líder e gestor : estudo elaborado no concelho de Cascais
Authors: Ribeiro, Pedro Alexandre Martins Neto
Advisor: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Keywords: Estilo analítico
Estilo comportamental
Estilo conceptual
Estilo directivo
Estilos de tomada de decisão
Professor de educação física
Issue Date: 2011
Abstract: O propósito deste estudo foi definir e analisar o estilo de tomada de decisão dos professores de Educação Física e desporto, bem como a influência de variáveis como a idade, o género, o nível de ensino que lecciona ou os anos como docente, podem ter no mesmo. Na elaboração do presente trabalho foram colocados os seguintes objectivos específicos: (1) Perceber se o professor tem um estilo de tomada de decisão bem definido, ou se por outro lado é mais flexível e não apresenta nenhum estilo definido, apenas aptidões. (2) Perceber se o estilo de tomada de decisão do professor pode ser influenciado por factores, tais como: o género, a idade, o ciclo em que lecciona e o número de anos na função. Para concretizar estes objectivos foi utilizada uma amostra constituída por professores de Educação Física e desporto, que leccionam na escola pública do concelho de Cascais, distribuídos por nível de ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário ou que leccionam em mais que um ciclo, num estudo de 64 inquiridos, num universo total de 137 professores, cerca de 50% amostra. Os dados retirados deste estudo sugerem as seguintes conclusões: (1) Os professores estudados apresentam como estilo dominante na tomada de decisão, o estilo directivo. No entanto, tendo em consideração as pontuações atribuídas aos estilos de tomada de decisão e verificando o segundo estilo mais pontuado, o comportamental, chega-se à conclusão que não é possível definir com clareza que o professor de Educação Física apresenta um estilo maioritariamente predominante. (2) No que diz respeito às variáveis em estudo, relativamente aos estilos de tomada de decisão (género, idade, anos na função e o ciclo em que lecciona), apenas apareceram diferenças significativas entre o género, nos estilos analítico e comportamental. Quanto ao número de anos na função encontraram-se diferenças significativas no estilo directivo.
The purpose of this study was to define and analyze the style of decision making of teachers of physical education and sport, as well as the influence of variables such as age, gender, level of education that teaches or years as a teacher, can have on same. In preparing this work were made the following specific objectives: (1) understand if the teacher has a style of decision making well-defined, or if other hand is more flexible and shows no defined style, only skills. (2) Understand the decision-making style of the teacher can be influenced by factors such as gender, age, who teaches in the cycle and the number of years in office. To achieve these objectives we used a sample of teachers of physical education and sport, teaching in public school of Cascais, distributed by level of education: 1st Cycle, 2nd Cycle, 3rd Cycle, Secondary or who teach in more than one cycle, study of 64 respondents in a universe of 137 teachers, about 50% sample. The data from this study suggest the following conclusions: (1) Teachers have studied how dominant style in decision making, the directive style. However, taking into account the marks awarded to the styles of decision-making style and checking the second most scored the behavioral comes to the conclusion that it is not possible to clearly define the physical education teacher has a style largely predominant. (2) With respect to the variables under study, for decision-making styles (gender, age, years in the role and the cycle in which he teaches), we just find significant differences in Analytical and Behaviour styles in gender. There are also significant differences between number of years in function, in directive style.
Description: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3272
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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