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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3130

Title: Jogos Sociais do Estado: determinantes de receitas
Authors: Morais, João Manuel Monteiro de Carvalho
Advisor: Sampaio, Maria Fernanda
Keywords: Jogos Sociais do Estado
canais de distribuição
Internet
complementaridade entre Jogos Sociais
Loto
elasticidade da procura
jackpot
Social Games
distribution channels
Internet
complementarily between Social Games
Lotto
elasticity of demand
jackpot
Issue Date: Jan-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Morais, João Manuel Monteiro de Carvalho. 2011. "Jogos Sociais do Estado: determinantes de receitas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Jogos Sociais do Estado são jogos cujo lucro é aplicado nas chamadas causas sociais, ou "boas causas", apoiando grupos populacionais mais desfavorecidos ou programas específicos de âmbito social. Com o objectivo de identificar os determinantes de receitas dos Jogos Sociais do Estado em Portugal, foram recolhidos os dados referentes às vendas dos jogos do tipo Loto nos canais de distribuição mediador e Portal de Jogos, na Internet. Após a aplicação de diversos testes estatísticos concluiu-se que a relação da variação do volume de vendas no Portal face à existência de jackpot no primeiro prémio é estatisticamente significativa, ao contrário do que acontece na rede de mediadores, demonstrando-se a diferença de comportamento dos apostadores nos dois canais. Foi ainda provado que há uma relação estatisticamente significativa entre as vendas do jogo Euromilhões, tanto na rede de mediadores como no Portal de Jogos, e as vendas dos outros jogos nos mesmos canais, provando-se o efeito de complementaridade entre o jogo multi-estatal e os jogos nacionais do mesmo tipo Loto.
Social Games are games whose profits are applied on the so-called social causes, or "good cause", supporting disadvantaged population groups or social supporting programmes. With the purpose of identifying the determinants of Social gaming revenue in Portugal, data were collected concerning sales of Lotto type games, in both distribution channels: retailer and the gaming Portal on the Internet. After the application of various statistic tests, it was proved that the ratio of the change in the volume of sales on the Portal, face the existence of jackpot in first prize, is statistically significant, unlike in the network of retailers, showing the difference in the behavior of bettors in this two channels. It was also shown that there is a statistically significant relationship between the Euromillions game sales, both within the network of retailers as well as at the gaming Portal, and the sales of the other games in the same channels. This proves the effect of complementarily between the game multi-state and national games of the same type Lotto.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3130
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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