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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/3086

Title: WEB-Mk - Análise dos produtos e serviços bancários comercializáveis Online
Authors: Rodrigues, Luís Filipe da Silva
Advisor: Reis, António Palma dos
Keywords: eBanking
eCommerce
eBusiness
Internet
Banca Online
Issue Date: Mar-2011
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Rodrigues, Luís Filipe da Silva. 2011. "WEB-Mk - Análise dos produtos e serviços bancários comercializáveis Online". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Analisamos a comercialização Online de alguns produtos e serviços bancários, e verificamos que a maioria dos clientes de eBanking são de um segmento alto, quer pelo seu nível de formação académica (81% com formação universitária) ou pelo seu nível profissional (51% são quadros superiores), e maioritariamente residem nas grandes cidades Lisboa e Porto. Pela análise das transacções realizadas pelos clientes nos produtos e serviços em estudo, verificamos um aumento significativo das transacções na Web (em 2007, 90% das transacções foram no canal Web), o que poderá indicar uma tendência de crescimento da utilização do eBanking. No entanto quanto analisamos os volumes financeiros, constatamos que os valores estão muito próximos entre o canal Web e o Offline, podendo indicar uma tendência de equilíbrio no que respeita aos volumes financeiros entre os canais. Ao nível dos Produtos Financeiros constamos que produtos tais como Depósitos a Prazo, Ordens de Bolsa, Fundos de Investimento e Transferências, estão massificados, ou seja já são operações regulares, e por isso deverão manter níveis elevados de adesão através do Canal Web. Os Produtos mais complexos tais como os Planos Poupança e Unit-Linked, ou com crédito associado como o Cartão de Crédito, ou outros produtos que estão de algum modo associados ao processo de abertura de conta (exemplo do Cartão de Débito), deverão manter os mesmos níveis elevados de transaccionalidade nos canais Offline. Apesar de poder vir a existir um ligeiro aumento, a médio prazo de transacções na Web dos produtos que actualmente são maioritariamente Offline, estes serão sempre produtos de maior complexidade, risco, necessitando de apoio pessoal, e por isso requerem aconselhamento e acompanhamento personalizado, sendo difícil atingir elevados valores de transaccionalidade no canal Web. Constatamos que produtos de baixo risco e complexidade são actualmente produtos bem aceites nos canais Web, no entanto também verificamos que com ferramentas de apoio, e disponibilização de informação detalhada na Web, outros produtos de média e até alta complexidade e risco podem ser adquiridos na Web, tais como Crédito, Plano Poupança, Cartões de Crédito e Seguros. Apesar de o eBanking ainda ser recente, demonstra já uma interessante adopção pelos clientes, mas ainda muito reservada a produtos de subscrição ou compra simples e de baixa complexidade. No entanto com maior investimento dos Bancos, na comunicação e informação, em ferramentas de apoio á decisão, na simplificação dos processos e principalmente com o apoio e incentivo dos canais Offline a utilização do canal Web poderá ser ainda maior. Constatamos que a crise financeira de Setembro de 2008 teve um grande impacto globalmente em 2008 quer na Web como Offline.
This work aims to analyze the online trade of a few banking products and services, and we came to the conclusion that most eBanking clients are top segment with high academic degree (81% with a university degree) , and professional level (51% are top management) and most of them are living in large cities. The customers trade analysis of such products and services in our study, show a significant increase of the Web transactions (in 2007, 90% of the transactions were Web), which may indicate a clear growing trend of the use of eBanking. However the Web financial amounts of all trades are very close to those Offline, indicating that maybe in the near future a balance of financial volumes between both channels. Financial products such as time deposits accounts, stock orders, investment funds and bank transfers are massively used and probably will have high levels of access through the Web channel. Complex products such retirement savings plans and Unit-linked or associated to credit, such as credit cards, or others products that are linked to the account opening process such as debit cards, will maintain the high levels of transactions in Offline channels. In the medium term we might foresee a slight increase in the Web transactions that are currently done Offline, however they will always have a higher complexity or risk or need for costumer relationship, requiring advice and follow-up. We noticed that low-risk products and low-complex ones, are now and in the future products well accepted in the Web channels, however we also see that with support tools, and detailed information available in the Web, other products with medium or high complexity and risk can be purchase in the Web, such as credit, retirement saving plans, insurance and credit cards. Despite the recent life of eBanking, it still shows an interesting adoption by the clients, but mainly reserved to subscriptions or purchases simple products with low complexity. With more investments in communication and information, decision support tools, simplification of processes and especially with the support and encouragement of Offline channels to use Web channel may be will be greater in the future. We notice also that the financial crisis of September, 2008 had a major impact worldwide in 2008 in the transactions numbers and financial amounts both in the Web and offline.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/3086
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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