UTL Repository >
FA - Faculdade de Arquitectura >
DHTAUD - Departamento de História e Teoria da Arquitectura, Urbanismo e Design >
DHTAUD - Teses de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2993

Title: Sistema de lavatório. Um novo interface para crianças
Authors: Ribeiro, Luís Ricardo Silva Eleitério
Advisor: Araújo, Paulo Jorge Maldonado Carvalho
Keywords: Design de produto
Sistema de lavatório para crianças dos 3 aos 6 anos
Interface
Actividades lúdicas
Eduação ambiental
Product design
Washbasin system for children from 3 to 6 years
Recreational activities
Environmental education
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
Citation: RIBEIRO, Luís Ricardo Silva Eleitério - Sistema de lavatório. Um novo interface para crianças. Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestrado
Abstract: Esta investigação tem como tema o design de produto no espaço infantil e consiste no desenvolvimento de um novo sistema de lavatório para crianças dos 3 aos 6 anos para ser utilizado nos espaços exteriores dos infantários, que reformulando a sua forma tradicional, estimule o desenvolvimento cognitivo através de uma experiência interactiva. A necessidade de uma maior consciência ecológica foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste sistema de lavatório que não só cumpre as funções de higiene que geralmente lhe estão associadas, como viabiliza a implementação de estratégias pedagógicas vocacionadas para a utilização consciente da água. Metodologicamente, foi feita uma abordagem essencialmente qualitativa que podemos dividir em dois momentos: num 1º momento procedeu-se a uma pesquisa literária de enquadramento teórico, a uma série de entrevistas de carácter exploratório a várias educadoras, crianças e a uma psicóloga, tal como uma análise de equipamentos existentes nos infantários visitados e no mercado, perfazendo assim o estado da arte; num 2º momento passou-se para uma investigação activa que resultou num projecto de um novo sistema de lavatório. Elaborou-se um protótipo funcional do mesmo que foi posteriormente testado junto com um grupo de amostra, seguido de uma análise de todo o processo. O facto de este sistema de lavatório, através de uma experiência interactiva, comunicar visual e verbalmente (através dos botões luminosos e de mensagens verbais) com os utilizadores, revelou possuir características que levam a criança a prestar atenção ao que lhe é transmitido e actuar correctamente, o que levou a concluir que um sistema de lavatório com características semelhantes às apresentadas neste projecto, poderá ser uma mais valia para uma melhor educação ambiental das crianças e um elemento enriquecedor no seu processo de desenvolvimento humano.
This research is about product design in the child’s space and consists in the development of a new washbasin system for children from 3 to 6 years for use in any outdoor nursery school or playground, that reshapes his traditional way, encouraging cognitive development through an interactive experience. The need for greater ecological awareness was the starting point for the development of this new washbasin system that not only fulfils the role of hygiene generally associated with him, as enables the implementation of pedagogical strategies focusing on the conscious use of water. Methodology is made an approach essentially qualitative that can be divided into two phases: in the first phase we proceeded to a literature search of theoretical framework, a series of interviews of exploratory nature to various educators, children and a psychologist, as an analysis of existing equipment in the kindergartens visited and in the market, making the state of the art; in the second phase we moved to an active investigation that resulted in a project of a new washbasin system. It was made a working prototype of it that was subsequently tested with a sample group, followed by an analysis of the whole process. The fact that this washbasin system, through an interactive experience, communicate visually and verbally (through the illuminated buttons and verbal messages) to users, have revealed features that lead the child to watch what it is transmitted and act properly, which led to the conclusion that a system of basins with characteristics similar to those presented in this project can be an asset for better environmental education of children and enriching in the process of human development.
Description: Tese de Mestrado em Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2993
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DHTAUD - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sistema de lavatório-um novo interface para crianças_Luis Ricardo Silva Eleutério Ribeiro.pdf117.51 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE