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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2913

Title: Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
Authors: Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
Advisor: Almendra, Rita Assoreira
Keywords: Gestão do Design
Cultura
Sustentabilidade
Mudança
Liderança
Design management
Culture
Sustainability
Change
Leadership
Issue Date: Dec-2010
Publisher: Faculdade de Arquittectura de Lisboa
Citation: FERREIRA, Manuel Maria Eva Ferreira Damião - Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.
Abstract: Esta investigação é focada na área da ‘Gestão do Design’, em particular na forma como os parâmetros que regem a actividade desta são influenciados pela imposição de um paradigma caracterizado pela Sustentabilidade. O estudo é centrado nas funções que a ‘Gestão do Design’ desempenha no contexto de desenvolvimento de novos produtos e serviços, e na sua articulação com os restantes intervenientes nesse processo, que influenciam e condicionam a actividade da ‘Gestão do Design’, bem como o produto final desse processo. A abordagem realizada a este tema contempla num primeiro momento um relato histórico desta problemática cruzando-o com uma contextualização mundial relativa ao desenvolvimento sustentável, tendo sido para tal utilizada uma comparação internacional entre três países. É feita referência ao papel da cultura nacional como elemento condicionante da adopção de práticas sustentáveis, bem como ao papel da disciplina de Design como principal influenciador da performance sustentável dos produtos que projecta e também da cultura de uma sociedade. Num segundo momento, é apresentada uma descrição da ‘Gestão do Design’, das suas funções e relações no contexto interno de uma empresa, bem como uma abordagem ao conceito de Sustentabilidade, referindo a teoria do ‘Triple Bottom Line’, a transformação estrutural que a abordagem por parte de uma empresa à Sustentabilidade acarreta e ainda a forma como este conceito afecta o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Com o contributo de especialistas e profissionais ligados à área procurouse delinear quais seriam os pontos essenciais em que assentaria a adaptação da ‘Gestão do Design’ à Sustentabilidade, e como principais conclusões desta investigação são apresentados quatro ideias-chave que sustentarão uma ‘Gestão Sustentável do Design’. Estas baseiam-se no papel de ‘Liderança’ que essa deverá assumir como promotor de uma mudança nas práticas empresariais e de projecto; na função de ‘Diagnóstico’ procurando definir oportunidades em que a intervenção do Design beneficie a performance sustentável da empresa no seu global; na função de ‘Diálogo’ encarregando-se de ser um agente activo na promoção da interdisciplinaridade entre as diversas competências internas de uma empresa, como também, entre os seus parceiros e partes interessadas; e ainda na responsabilidade de ‘Avaliação’ dos processos e resultados do processo de Design de novos produtos e serviços através de critérios relacionados com a Sustentabilidade.
This research is focused in the area of ‘Design Management’, particularly in the way how its general guidelines will be influenced by a emergent paradigm characterised by Sustainability. The study is based on the in ‘Design Management’ role within new product or service development context, and in its relationships with other areas involved in the same process. In general terms, the approach to the problem in investigation is made through an historical framework about Sustainability concerns, which was, afterwards, crossed with the world wide sustainable development issue, represented in this case with an international comparison between three countries. Reference to national culture’s role is made to understand how it can influence the adoption of sustainable practices, as well as to the importance of Design as tool to achieve a better sustainable performances by products and services designed, and as a cultural patterns changer. In a second moment, the concept of ‘Design Management’ is described, how it is operated and how it is established within the internal structure of an organization. Also the concept of ‘Sustainability’ is addressed with the purpose to obtain a deeper insight of the ‘Triple Bottom Line’ theory, to present the major impacts and challenges that a company internally faces when considering sustainability issues in their activities, and to understand the influence on new products and services development process. In addition to this relevant theoretic approach, collecting the opinion and vision of specialists in this matter was extremely useful to develop a new framework for a ‘Sustainable Design Management’. This framework is supported by four key-ideas: the role of ‘Leadership’ that a design manager can play as main promoter of a change in company and project practices; the function of ‘Diagnosis’ looking to evaluate a company’s sustainable performance and identifying opportunities for Design to tackle such issues enhancing it’s approach to Sustainability; assuming an active role on ‘Dialog’ with other areas of a company and all it’s partners and stakeholders; and finally, the ‘Evaluation’ responsibility must be enhanced in order to integrate Sustainability criteria in such process, contributing to a better sustainable performance of the design solutions presented.
Description: Tese de Mestrado em Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2913
Appears in Collections:BFA - Teses de Mestrado
DPAUD - Tese de Mestrado

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