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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2906

Title: Concepções dos alunos com necessidades educativas especiais acerca das aspirações, expectativas e obstáculos ao seu desenvolvimento profissional
Authors: Souza, Lucineide Soares de
Advisor: Rosado, António Fernando Boleto
Keywords: Aspirações profissionais
Educação especial
Expectativas profissionais
Formação profissional
Inclusão
Percepção de barreiras
Issue Date: 14-Jan-2011
Abstract: Tendo em vista a proposta atual de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, foi realizado um levantamento das percepções desses alunos acerca de suas aspirações, expectativas e barreiras no que se refere à carreira profissional. Essa investigação propõe não somente uma atitude de reflexão frente às atuais práticas escolares, como também a implementação de políticas mais coerentes e comprometidas com a realidade dos alunos e direcionadas à formação profissional destes. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários. A amostra foi composta por alunos com necessidades educativas especiais de escolas da rede pública de ensino localizadas em dois municípios da região Nordeste do Brasil. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que estes são compatíveis com os resultados de estudos realizados anteriormente com alunos do ensino regular, no que diz respeito às aspirações e expectativas profissionais. A análise incide, em particular, sobre as barreiras percebidas pelos alunos com necessidades educativas especiais, os quais, de acordo com o grau de comprometimento imposto pela deficiência, estão mais susceptíveis aos efeitos que tais barreiras podem produzir na carreira profissional, impedindo-os muitas vezes da participação como cidadãos produtivos no contexto econômico em que estão inseridos.
Taking into consideration the current proposal for the inclusion of students with special educational needs, a survey was carried out about their aspirations, expectations and the barriers they may face with respect to their future professional career. This investigation proposes not only a thoughtful attitude regarding the practices presently adopted in schools, but also implementing policies that show more coherence and more concern about these students’ reality and aim at their professional preparation. The research was carried out by applying questionnaires. The sample was made up of students with special educational needs from Public Schools located in two cities in the Northeast Region of Brazil. From the results obtained through this survey, it was possible to observe that they are compatible with the ones obtained from previous research involving students from regular classrooms about their aspirations and expectations on their future professional career. The study analyzes, particularly, the barriers that the students with special educational needs have perceived. Their perception is that, according to the degree of their disabilities, they may have their professional performance upset, once they are more susceptible to the effects that such barriers can have on their future professional career. This often stops them from participating as productive citizens in the economic context they live in.
Description: Mestrado em Educação Especial
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2906
Appears in Collections:EER - Teses de Mestrado
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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