UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/286

Title: O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
Authors: Martins, Paulo Jorge
Advisor: Rosado, António Fernando Boleto
Keywords: Luta
Didáctica
Tarefas
Treino desportivo - metodologia
Wrestling
Didactic
Coaching
Tasks
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Pedagogic contents knowledge
Methodologies
Issue Date: 13-Mar-2008
Abstract: Este estudo procurou investigar as concepções dos treinadores de Luta, procurando determinar as características do seu pensamento acerca das metodologias de ensino a adoptar no processo de ensino-aprendizagem com jovens. O estudo baseou-se no modelo de Grossman (1990) sobre o conhecimento profissional para o ensino e nos quadros teóricos de Vickers (1990) e de Rink (1993)relativos ao conhecimento pedagógico dos conteúdos e aos aspectos de natureza pedagógica, implicados no processo de instrução. Caracterizou-se por assentar numa metodologia qualitativa, de estudo de caso, inquirindo-se 6 expertos da modalidade, a partir da aplicação de uma entrevista em profundidade, com base num guião semiestruturado. A análise revelou que as fontes de conhecimento profissional são diversificadas, incluindo formação académica e experiência profissional como as fontes principais de acesso ao conhecimento profissional. As concepções dos expertos apresentam evidentes similaridades acerca de aspectos essenciais da didáctica da modalidade, nomeadamente, acerca das progressões pedagógicas a adoptar, do nível de extensão, profundidade, sequência e ênfase na organização didáctica dos conteúdos. O modo de estruturação do ensino das habilidades técnicas da Luta é realizado tendo em consideração o intercruzamento entre o nível de prática dos atletas e os respectivos escalões etários. Diversos aspectos ligados ao refinamento das habilidades e às situações de aplicação são destacados nos modelos de ensino descritos. As similaridades encontradas permitem estabelecer um modelo de ensino desta modalidade, tendo-se destacado,também, as dissemelhanças que caracterizam as aproximações pessoais de cada um dos expertos.
This study aimed to investigate which are the wrestling coaches conceptions about teaching technical skills, looking to determine the thought characteristics concerning the teaching methodologies to adopt in the process of teach-learning with young wrestlers. The study was based in Grossman (1990) model of the education professional knowledge and the theoretical frame work of Vickers (1990) and Rink (1993) relative to the pedagogical content knowledge as well the pedagogical aspects implied in instruction process. It was characterized in a qualitative methodology, case study, inquiring 6 sport experts, using an depth interview, based in a semi-structuralized guide. The analysis findings pointed out the diversity of professional knowledge, including formation and professional academic experience as the principal sources to the professional knowledge access. The experts conceptions presents evident similarities evidences concerning essential wrestling didactic aspects, mainly: pedagogical progressions to adopt, the extension level, depth, sequence and emphasis in the didactic contents organization. The structure of wrestling techniques teaching abilities, is carried through having in consideration the crossed enters the athletes level and age level. Diverse refinement aspects of abilities and application situations are detached in the described teaching models. The similarities allow to establish a wrestling teaching model, having also detached, differences that characterize the personal approaches of each one of the experts.
Description: Mestrado em Gestão da Formação Desportiva
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/286
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
capa.pdfTese M-P.Martins_capa851.06 kBAdobe PDFView/Open
Tese8.pdfTese M-P.Martins_Doc. principal1.14 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE