UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2815

Title: Os valores como variável explicativa da satisfação e lealdade : a prática de fitness
Authors: Carvalho, Laurianne Costa de
Advisor: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Keywords: Consumo
Fitness
Lealdade
Mulher
Satisfação
Valores
Issue Date: 2010
Abstract: Este estudo pretende verificar em que medida os valores influenciam a lealdade e a satisfação no consumo de fi tness em ginásios de mul heres. Foram recolhidos 489 questionários em cinco ginásios da marca VivaFit em Lisboa. O questionário foi composto pel o modelo teórico de valores de Schwartz (1992), e os indicadores de satisfação e lealdade a prática de exercício físico de Vilares e Coelho (2005). Através da análi se factorial identificamos que a: benevolência, tradição, conformidade e segurança, são valores mais importantes para aumentar a satisfação com as aulas. No entanto, as regressões lineares indicam, que a conformidade tem impacto reduzido para explicar a satisfação com os serviços. Os valores que mais explicam a lealdade são a conformidade e a autodirecção. A análise sociodemográfica indica que a maioria das sócias pertence ao grupo etário entre os 21 e 40 anos, existindo diferenças mediante as habilitações literárias, proximidade geográfica e tempo de prática de fitness. Concluímos que: os val ores influenciam a lealdade e a satisfação; quanto maior for a satisfação, maior será sua lealdade; a grande maioria das sócias se encontra satisfeitas e leais.
This research intends to verify in wich measure the values influence the loyalty and satisfaction on fitness consumption in women gymnasium. A total of 489 questionnaires were answered on 5 VivaFit’s gymnasiums in Lisbon. The questionnary was composed by theorics values model of Schwartz (1992), and key indicators of lealty and satisfaction for fisical exercise practice of Vilares e Coelho (2005). Through factorial analyses we identified the benevolence, tradition, conformity and security are the most important values to get satisfaction up in classes. However linear regressions indicate, that the conformity has a reduced impact to explain the satisfaction with services. The values whose explain the loyalty are conformity and self direction. Sociodemographic analisys indicates that most of members belong to age group between 21 and 40 year s, with existed differences by literals habilitations, geographic closeness and fitness time of practice. We have concluded that: the values influence loyalty and satisfaction; the grater the satisfaction is, the biggest will be your loyalty; the most members are satisfied and loyal.
Description: Mestrado em Gestão do Desporto
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2815
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese Laurianne.pdf952.45 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE