UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2443

Title: O impacto das redes sociais no marketing: perspectiva portuguesa
Authors: Rosa, Nuno Gonçalo Henriques da
Advisor: Carrera, Filipe
Keywords: Redes Sociais
Web 2.0
Web 2.0
Consumidor 2.0
Social Media Marketing
Comportamento do Consumidor
Internet
Social Media Networks
Social Media
Web 2.0
Social Media Marketing
Internet
Consumer behavior
Issue Date: Oct-2010
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Rosa, Nuno Gonçalo Henriques da. 2010. "O impacto das redes sociais no marketing: perspectiva portuguesa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: As mudanças ocorridas nos últimos anos, no panorama dos media, associados aos desenvolvimentos tecnológicos, originaram novos comportamentos no consumidor. O poder das comunicações das marcas deixou de estar centrada apenas nas iniciativas das empresas, o que permitiu um novo relacionamento das marcas com o consumidor, transformando-o num Prosumer. As Redes Sociais e a importância que as suas plataformas assumem na nossa vida, o que para alguns autores é uma extensão da vida real, permitem esta proximidade e, sobretudo, a interactividade. Nas Redes Sociais os utilizadores replicam a sua vida profissional, pessoal, as suas preocupações e estados de espírito. As marcas ainda têm alguma margem de aproveitamento destas plataformas e existem boas (e más) práticas que permitem encontrar a melhor solução para os objectivos específicos das empresas. Com este estudo exploratório pretende-se obter uma análise aos inquiridos portugueses enquanto utilizadores de Redes Sociais e perceber a sua relação com as marcas, com a criação de Word of mouth e efeitos na compra, decorrente da presença da Marca na Rede Social.
The changes that took place in the media over the last few years, together with technological progress, have been responsible for new types of consumer behavior. The focus of brand communication evolved from a purely company-oriented approach to the establishment of a new type of relationship between the brand and the consumer, which created the Prosumer. The presence of Social Networks and the important role their platforms play in our lives allows this kind of proximity and, mainly, this kind of interactivity. On Social Networks, the users share aspects of their professional and personal life, as well as their concerns, preoccupations and states of mind. Brands benefit from these platforms and there are good (and bad) practices which allows them to find the best solution for the company's specific goals. This study focuses on finding a profile for the Portuguese Social Network user and aims at understanding the relationship between the consumer and the brand though word of mouth marketing and its effects on sales as a result of the brand's presence in Social Networks.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2443
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Main.pdf757.95 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE