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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2418

Title: Diferenciação curricular : uma abordagem às práticas de intervenção educativa no 2º ciclo do ensino básico
Authors: Matos, Maria Manuela Santana Fernandes
Advisor: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Keywords: Descentralização
Diferenciação curricular
Diferenciação pedagógica
Diversidade
Flexibilização
Produtos curriculares
Reconstrução do currículo
Issue Date: 28-Oct-2010
Abstract: O estudo tem como objectivos principais conhecer as opções tomadas ao nível de uma micro-política de organização e de funcionamento que influenciam o currículo no contexto escolar face à diversidade social, económica e multicultural dos alunos, bem como pretende identificar os modos de diferenciação curricular e as decisões tomadas pelos professores, de acordo com as suas concepções e fontes de conhecimento para a organização de ambientes de aprendizagem. Procura, ainda, conhecer as formas de avaliação e regulação previstas no processo de desenvolvimento curricular. A pesquisa inspirou-se numa abordagem etnográfica, configurada num estudo de caso, de carácter longitudinal e exploratória. Permitiu estudar acontecimentos que se reportam a dois anos lectivos durante a frequência do 2º ciclo do Ensino Básico, acompanhando os grupos/turmas de alunos de uma Escola. O estudo centrou-se na análise documental de Produtos Curriculares, Observação de Aulas e Entrevistas aos professores responsáveis pelas decisões de organização e de design curricular. Pela análise dos resultados, é possível concluir que a Escola, em questão, procura responder à diversidade dos seus alunos, embora seja uma tarefa algo difícil pelas suas características económico-sociais, étnicas e multiculturais. A micro-política de ensino é definida ao nível de Escola para atender a todos os alunos, numa tentativa de descentralização, de acordo com a autonomia curricular. Os professores demonstraram capacidades nos processos de (re)construção do currículo baseado na diferenciação curricular com a intencionalidade de proporcionar aprendizagens significativas necessárias aos alunos. As práticas diferenciadoras do ensino não assumem relevância na actividade lectiva dos docentes das turmas. São, no entanto, visíveis para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) quando o currículo é desenvolvido pelo Professor de Educação Especial, fora do contexto da turma. Constata-se, ainda, a necessidade de formação dos docentes sobre os processos de gestão curricular e diferenciação pedagógica no sentido de contribuir para uma maior eficácia do ensino, bem como para a necessidade do domínio da conceptualização teórica e legislativa destes processos.
The purpose of the study is to know the key choices made at a micro-political organization and functioning that influence the curriculum in school context considering social, economic and multicultural diversity of students. It also intends to identify curriculum differentiating ways and the decisions taken by teachers according to their ideas and sources of knowledge regarding the organization of learning environments. The study also aims at knowing the ways of evaluating and regulating laid down in the process of curriculum development. The research was based in an ethnographic approach, set in a longitudinal and exploratory case study. It allowed studying events that relate to two academic years during the frequency of the 2nd cycle of basic education, monitoring the groups / classes of students of a School. The study focused on the documental analysis of Curriculum Products, observation of lessons and interviews with the teachers responsible for the decisions of curriculum organization and design. Analysing the results, we can conclude that the target School seeks to answer to the diversity of their students. Although it is a somewhat difficult task due to their social-economic, ethnic and multicultural characteristics. The micro-politics of education is set at the School level in order to answer to all students, in an attempt of decentralization, according to the curricular autonomy. Teachers demonstrated skills in the processes of (re)construction of the curriculum based on curriculum differentiation with the intent to provide the needed meaningful learning for students. The differentiated education practices bear no relevance in the work of the teachers teaching the classes. However, they are visible to students with Special Needs when the curriculum is developed by the Special Education Teacher, outside the context of the class. There is the need, not only for training of the teachers on curriculum management processes and educational differentiation to contribute to a greater effectiveness of teaching, but also in the area of theoretical and legislative conceptualization of these processes.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2418
Appears in Collections:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

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