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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2406

Title: O Valor do Design para a Indústria Portuguesa e a Inovação e as Políticas Industriais dos anos 90
Authors: Maia, Maria Manuela Barros
Advisor: Ferreira, José Maria Carvalho
Keywords: design
inovação
competitividade
políticas industriais
PME's
modelo competitivo
design
innovation
competitiveness
industrial politics
SME's
competitive model
Issue Date: Feb-2005
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Maia, Maria Manuela Barros. 2005. "O Valor do Design para a Indústria Portuguesa e a Inovação e as Políticas Industriais dos anos 90". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Abordam-se nesta dissertação quatro áreas de conhecimento: design, competitividade, inovação e políticas industriais. As políticas industrias portuguesas assumiram, para o período analisado, a existência de uma relação entre design e competitividade. Tendo como objecto as empresas industrias portuguesas (PME's), pretende-se discutir esta assunção através da reflexão sobre o valor do design para a inovação, tratando: desenvolvimento de produtos, tecnologia, I&D, organização e performance financeira. A compreensão dos traços mais determinantes da industrialização portuguesa e do desenvolvimento do design em Portugal, faz assentar esta discussão numa base que permite identificar e compreender o entendimento que foi feito do design nas políticas industriais. O design deterá um papel efectivo na construção da competitividade da industria portuguesa se for realizada a sua instrumentalização completa. Esta reflexão avança com perspectivas para um modelo competitivo para Portugal integrando design.
Four areas of knowledge are approached In this essay: design, competitiveness, innovation and industrial politics. The Portuguese industrial politics have assumed, for the analysed period, the existence of a relation between design and competitiveness. Having in mind the industrial enterprises (SME's) as the main goal, it is important to discuss the assumption through the consideration of the value of the design regarding innovation, taking into account: product development, technology, R&D, organization and financial performance. The understanding of the most important facts of the Portuguese industrialization and development of the design in Portugal allow us to identify and perceive the role of design in the industrial policies. If the design's role is fully implemented. It will have an effective impact in the construction of competitiveness in the Portuguese industry. This consideration aims at the achieving a competitive model in/for Portugal wich would also include design.
Description: Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2406
Appears in Collections:DCS - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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