UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2383

Title: Estudo exploratório de fontes de vantagem competitiva para os campos de golfe em Portugal: uma aplicação do modelo resource-based view
Authors: Ramalho, Guilherme Fernandes
Advisor: Veríssimo, José Manuel
Keywords: vantagem competitiva, fonte de vantagem competitiva, resource-based view, activos, competências, vantagem de posição
fonte de vantagem competitiva
resource-based view
activos
competências
vantagem de posição
competitive advantage
driver of competitive advantage
resource-based view
assets
skills
positional advantage
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Ramalho, Guilherme Fernandes. 2010. "Estudo exploratório de fontes de vantagem competitiva para os campos de golfe em Portugal: uma aplicação do modelo resource-based view". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Existem empresas que têm melhores desempenhos que outras nos mercados em que se inserem, independentemente da rentabilidade média da indústria, os produtos e serviços dessas empresas, superam os lucros da concorrência. A literatura da gestão estratégica defende que a razão de sucesso está na posse de uma ou mais vantagens competitivas sustentáveis que têm origem em activos e competências únicos. Assim, este estudo investiga as potenciais fontes de vantagem competitiva para os campos de golfe em Portugal conseguirem atingir uma vantagem de posição eperformances superiores. Tendo como base um design de pesquisa qualitativo e entrevistas como método, irão ser entrevistados 15 gestores comerciais ou de golfe, que representam 15 clubes de golfe diferentes. Os objectivos são, criar uma lista de fontes de vantagem competitiva para os campos de golfe portugueses e confrontá-la com a lista retirada da literatura. Concluiu-se que todas as potenciais fontes de vantagem competitiva retiradas da literatura são importantes para o sucesso de um campo de golfe. No entanto, a literatura não contem muitos dos factores críticos de sucesso para um clube de golfe ser bem sucedido no seio do mercado, e superar a rentabilidade média da indústria. Como era de se esperar, ao longo da investigação emergiram novas e potencias fontes de sucesso, com graus de importância iguais e até superiores. Adicionalmente, os gestores de golfe podem aprender com estas descobertas, melhorando as suas decisões estratégicas e, deste modo, conseguirem melhores resultados das suas organizações.
There are companies that have better performances than others have in the markets that they operate, regardless of the average profitability of the industry, the products and services of those companies outperform their rivals. The strategic management literature defends that the reason of that success is in having one or more sustainable competitive advantages originated by unique assets and skills. Thus, this study investigates what are the potential drivers of competitive advantage to the golf courses in Portugal, for them to reach a positional advantage and superior performances. Having a qualitative research design as base and interviews as method, 15 golf or commercial managers will be interviewed, and they represent 15 different golf clubs as well. The objectives are to create a list of drivers of competitive advantage to the Portuguese golf courses and confront it with the list found in the literature. It was determined that all the potential drivers of competitive advantage that were withdrawn from the literature, are important to the success of a golf course. However, the literature does not contain most of the critic success factors for a golf club to be well succeeded within the market and overcome the average profitability of the industry. As expected, new and potential drivers of success emerged during the investigation, and they have equal or even superior importance degrees. Additionally, the golf managers can learn from these findings, improving their strategic decisions and the results of their companies.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2383
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Final.pdf957.21 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE